Vida vegana: conheça os desafios desse estilo de vida!

4 minutos para ler

Ser vegetariano já é bem complicado devido à falta de opções na alimentação e ser vegano é ainda mais, visto que não pode haver nenhum traço animal em qualquer produto de consumo. É um estilo de vida ainda mais restrito e, por isso, há muitas complicações.

Ainda não há estatísticas sobre o veganismo no Brasil, mas uma pesquisa feita nos Estados Unidos pela Food Revolution mostra que houve um aumento de mais de 600% das pessoas que se declararam veganas nos últimos 3 anos no país. Em 2014 apenas 1% da população de norte-americanos se declarava vegana, mas em 2017 esse número foi para 6%.

Com o veganismo tomando espaço e com uma clara tendência de crescimento, viemos esclarecer um pouco mais sobre o estilo de vida vegana e ajudar esse público a encontrar os produtos certos.

O que é veganismo?

É grande o número de pessoas que confundem o vegetarianismo com o veganismo. Enquanto o vegetariano é aquele que não consome alimentos que contenham carne, o vegano não consome produtos de origem animal de nenhuma natureza, seja na alimentação, evitando ovos, leite, queijo etc., seja nos demais segmentos, como roupas, calçados e acessórios de couro, entre outros.

Quais os principais desafios enfrentados pelo vegano?

Quem é vegano ainda sofre um certo preconceito e muitas pessoas acham que isso é “frescura”, causando problemas de relacionamento. Mas esse é um estilo de vida como qualquer outro e gera um grande impacto social para quem o adota.

Por exemplo, quem é vegano e vai a um barzinho com os amigos sente dificuldade na hora de pedir algo para comer. Uma pizza com recheio sem carne não é o bastante já que nela há leite e queijo. Na maioria das vezes, a pessoa não come no restaurante ou leva a comida de casa.

Apesar de o vegetarianismo já ser bastante comum, ainda hoje é difícil encontrar restaurantes com opções variadas no cardápio para esse público, especialmente em cidades pequenas. A alimentação é apenas um dos problemas, mas geralmente recebe o foco por ser uma questão básica de sobrevivência.

O vestuário, produtos de higiene pessoal e produtos de beleza, como máscaras capilares e cosméticos, são outros itens que são difíceis de encontrar para os veganos. Além de não poderem conter qualquer ingrediente de origem animal, também não podem ser testados neles.

Quais as opções?

Apesar de ter um cardápio e um estilo de vida mais restrito, hoje o vegano já pode contar com alguns produtos. Por exemplo, já existem marcas de cosméticos e outros produtos de higiene e cuidados pessoais que não utilizam ingredientes de origem animal e também não os utilizam para testes.

Em muitos produtos essas informações aparecem na embalagem, mas é preciso conferir. Portanto, pesquise um pouco mais sobre a empresa antes de fazer a aquisição para evitar o arrependimento.

Quais os benefícios da vida vegana?

Por meio do veganismo é possível, por exemplo, reduzir os riscos do diabetes tipo 2, além de ajudar quem já tem a doença. Esse estilo de vida também auxilia no controle da pressão arterial, na perda de peso, reduz o risco de alguns tipos de câncer, entre outros benefícios.

Além disso, a redução do consumo de carne também traz benefícios para o meio ambiente, pois ao diminuir a quantidade de gado menos água será consumida, quantidades menores de terras serão utilizadas e poluídas e assim por diante.

Gostou deste artigo sobre os desafios da vida vegana? Também tem dúvidas na hora de adquirir produtos específicos para esse estilo de vida? Então, leia nosso artigo com dicas importantes na hora de comprar cosméticos veganos.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This