BASE E PROPIONATO
A Testosterona é um hormônio com propriedade anabolizante e androgênico. A principal indicação é para a terapia restitutiva do hipogonadismo masculino (alterações no sistema reprodutor que resulta na diminuição da função das gônadas). A Testosterona é indicada para adolescentes com retardo de puberdade generalizado e tratamento da baixa estrutura. Em mulheres a Testosterona também é usada em casos de tratamento e reposição hormonal pós-menopausa ou câncer de mama.
Posologia
Testosterona Base – Não é a forma mais aconselhada para uso oral por possuir baixa biodisponibilidade. Esta forma é mais indicada para uso tópico ou transdérmico. É considerada hormônio bioidêntico. Indicada na faixa de 0,3 à 10mg ao dia. Dosagens de 50mg diários podem ser utilizadas, a critério médico.
Testosterona Propionato – Forma indicada para uso oral e tópico. Indicado na dosagem de 5 à 20mg para uso interno. Para uso externo, a indicação é de 1 à 5%.
Efeitos Adversos
Com o uso da Testosterona, podem aparecer sintomas como retenção de água e sódio, edema, cefaleia, depressão e hemorragia gastrointestinal.
Precauções
A Testosterona deve ser utilizada com precaução em pacientes com enfermidades cardiovasculares, insuficiência renal e hepática.
Referências Bibliográficas:
- SWEETMAN, S.C; et al; MARTINDALE – Guia Completo de Consulta farmacoterapeutica. Barcelona. 2ª Ed. 2005.
- ANFARMAG; MANUAL DE EQUIVALÊNCIA. São Paulo/SP, 3ª Ed. 2010.