É difícil encontrar uma pessoa que se alimente de forma saudável, especialmente aqueles que trabalham muito e têm várias jornadas para cumprir. Por conta disso, muitos acabam apelando para os suplementos vitamínicos encontrados nas lojas. Mas manipular vitamina pode ser uma forma melhor de ingerir esses nutrientes.

O nosso corpo não é uma máquina produzida em série. Cada pessoa tem suas particularidades por causa da genética. Alguns absorvem menos um determinado substrato, enquanto outros absorvem mais e assim por diante. Dessa forma, o consumo de vitaminas não pode ser generalizado.

Por isso, falaremos agora um pouco mais sobre a manipulação de vitaminas e os diversos benefícios que isso pode trazer para nossa saúde.

Como funciona a manipulação de vitaminas?

Para responder a essa pergunta, usaremos um exemplo: a vitamina C. Ela não é sintetizada pelo nosso organismo, portanto, precisa ser absorvida dos alimentos. Quando o nosso corpo está carente desse nutriente, ele acaba retirando-o da nossa pele, deixando-a com um aspecto envelhecido.

O grande problema com essa vitamina é que ela oxida de maneira muito fácil. Um breve contato com o oxigênio já pode danificar a sua estrutura. Assim, durante a manipulação, o farmacêutico tem muito cuidado e cautela, levando em consideração temperatura, pH ideal, embalagem, entre outras variáveis.

O grande diferencial da fórmula magistral (medicamento manipulado) é a personalização e os cuidados durante a preparação. É uma vitamina que será feita com base em suas características únicas e mais adequadas para a suas necessidades.

A grande diferença dos medicamentos industrializados está nesse ponto: afinal de contas, as indústrias farmacêuticas produzem fórmulas para um elevado número de pessoas e, por isso, precisam utilizar quantidades padronizadas.

Por que manipular vitamina?

Agora, falaremos sobre os principais benefícios que a vitamina manipulada pode oferecer para sua saúde:

Maior segurança

A fórmula magistral não é fabricada de qualquer maneira. Existem legislações, especialmente do Ministério da Saúde, para que as farmácias especializadas sigam algumas boas práticas. Assim, é possível controlar melhor a qualidade da matéria-prima e também o processo de fabricação.

Rótulo informativo

No rótulo da fórmula manipulada, você encontrará todas as informações que precisa de forma clara. Lá, terá o nome da substância principal, a posologia e também o seu nome. Essa é uma ótima maneira de evitar que outras pessoas consumam seu medicamento.

Assistência profissional

Você poderá ter contato direto com o farmacêutico que produziu a sua fórmula. Você poderá encontrá-lo no estabelecimento a qualquer momento.

Diferentes formatos

Outra grande vantagem dos medicamentos manipulados é que eles podem ser fabricados em diversos formatos de acordo com a necessidade do paciente. Pode ser em cápsula, gel, pomada, pastilha e outros a depender da substância.

Melhor custo-benefício

Além das vantagens já mencionadas, o preço das fórmulas manipuladas também costumam ser mais acessíveis aos bolsos. Eles podem ser até 50% mais baratos em comparação aos industrializados, oferecendo a mesma qualidade.

O consumo de vitaminas não pode ser feito de forma desenfreada. Muitas pessoas acreditam que, pelo fato de serem saudáveis, esses nutrientes, quando em excesso, não prejudicam a saúde. Porém, quando se trata de alimentação, tudo o que vem em excesso pode causar problemas no futuro. Uma pesquisa, por exemplo, mostrou que 54% dos brasileiros consomem algum tipo de suplemento alimentar.

Sendo assim, manipular vitamina é uma ótima forma de solucionar os problemas de saúde sem sobrecarregar o organismo com uma alta dosagem desse substrato.

Quer saber onde manipular a sua vitamina e outros medicamentos? Então entre em contato conosco!