Saiba quais são os benefícios do alcaçuz para o corpo

Você conhece os quais são benefícios do alcaçuz? Também chamada de Glicirriza, pau-doce (ou raiz-doce) ou regaliz, essa planta medicinal é bastante utilizada para combater doenças do trato respiratório, devido às suas propriedades expectorantes. Mas essa é apenas uma de suas ações benéficas para a nossa saúde!

Geralmente, a parte mais utilizada do alcaçuz é a sua raiz, mas é possível aproveitar todos os seus benefícios por meio de produtos manipulados.

Quer saber mais sobre essa plantinha e como usá-la a seu favor? Basta continuar a leitura!

Os benefícios do alcaçuz

Por ser rico em flavonoides, o alcaçuz é um excelente antioxidante e anti-inflamatório. Além disso, ele é rico em um aminoácido chamado L-Asparagina, que favorece a formação das imunoglobulinas (nossos anticorpos naturais) e também de colágeno. Para completar, essa planta medicinal incrível ainda contém polissacarídeos, responsáveis por dar mais energia ao nosso corpo.

Ficou interessado, mas ainda não sabe como tudo isso é capaz de ajudar diretamente na sua saúde e qualidade de vida? Veja alguns exemplos!

Atua no sistema respiratório

Como dissemos, o alcaçuz é reconhecido por suas propriedades expectorantes, portanto, ajuda a diminuir a tosse e também a soltar o muco dos pulmões. Além disso, ele é bastante eficaz em dores de garganta, pois tem um efeito sedativo que atua nas mucosas irritadas da traqueia, ao mesmo tempo em que ajuda a combater as inflamações do local.

Protege o estômago

Quem sofre com úlceras, gastrites e outros desconfortos estomacais pode se beneficiar com as propriedades do alcaçuz. Ao ser ingerido, ele forma algo como um gel protetor no estômago, protegendo-o. Azias, gases, cólicas e episódios de acidez também são diminuídos com o uso da planta.

Esta planta medicinal ajuda a controlar o colesterol

A raiz do alcaçuz é rica em fitoesteróis, substâncias que ajudam a controlar as taxas de colesterol. Mas ainda tem mais: ela contém saponósitos, que ajudam na formação de complexos insolúveis e têm ação anti-inflamatória, reduzindo as taxas do colesterol ruim no organismo. Os nomes parecem mesmo complicados, mas o resultado é muito bom!

Melhora o trânsito intestinal e protege o fígado

Um exemplo de que, em nosso corpo, tudo está interligado — como uma perfeita engrenagem: o alcaçuz atua diretamente no fígado, ajudando a combater as toxinas produzidas por algumas doenças (como a difteria e o tétano) e também a hepatite.

Por outro lado, ele auxilia no aumento da secreção da bile, que, por sua vez, contribui para a melhora do trânsito intestinal. Incrível, não é mesmo?

Mais sobre os benefícios do alcaçuz

Isso mesmo! Devido aos flavonoides que já citamos, a raiz do alcaçuz é rica em propriedades antioxidantes, combate os radicais livres e, consequentemente, o câncer. Além disso, é uma grande aliada na luta contra o envelhecimento.

As formas de ingerir o alcaçuz

A raiz do alcaçuz, que é a parte mais utilizada para fins medicinais, pode ser consumida na forma de extrato seco, fervido juntamente à água. Como chá, é indicado misturar duas colheres de sopa de raízes para cada 1 litro e meio de água. Existem ainda os extratos secos encapsulados e em pó, que podem ser adicionados aos sucos.

Outra boa — e prática — opção são os suplementos de alcaçuz, com os mesmos benefícios obtidos por meio das plantas, que podem ser adquiridos em boas farmácias de manipulação. Mas antes de começar a consumi-los, vale a pena conversar com o seu médico ou nutricionista, certo?

Vale lembrar que os benefícios do alcaçuz podem ser aproveitados por quase todas as pessoas, exceto aquelas com problemas cardiovasculares ou renais, hipertensos e gestantes. Isso porque o consumo inadequado e exagerado pode causar um aumento da pressão sanguínea. A sua saúde vem em primeiro lugar!

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre alimentos com propriedades anti-inflamatórias? Nós temos uma lista com sete deles, confira!

banner entrar contato whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *