Libido é o nome que se dá ao desejo sexual do ser humano, e que é influenciada por questões emocionais e físicas. Entretanto, algumas situações do cotidiano e ativos podem fazer com que esse impulso desapareça. 

Visto que, sua falta pode ter diferentes causas, como irregularidades hormonais, efeitos colaterais de medicamentos, transtornos psicológicos, deficiências nutricionais, estresse, questões emocionais, entre outras. Os fatores de risco associados à disfunção sexual em homens e mulheres são comuns aos de outras doenças como, por exemplo, o sedentarismo, a obesidade, a hipertensão, a hipercolesterolemia, o diabetes, o tabagismo, as doenças do trato geniturinário, doenças crônicas e condições sócio-demográficas. Além disso, pode provocar problemas no relacionamento e insegurança, caso o problema não seja tratado adequadamente. 

Pensando nisso, neste post vamos apresentar 4 dicas de como aumentar a libido. Confira!

1. Faça exercícios físicos

 A ocorrência de disfunção sexual pode diminuir por meio da modificação desses fatores de risco, merecendo destaque a prática de exercício físico. Os exercícios físicos são grandes aliados para ajudar na libido. Isso porque eles melhoram o condicionamento físico, a autoestima e a disposição, proporcionando a sensação de bem-estar, pois altera positivamente o funcionamento oxidativo das células e tecidos, aumentando os níveis de óxido nítrico que, por sua vez, aciona proteínas com função de reparo e prevenção de danos teciduais colaborando assim para melhora da função sexual.

Além dos seus efeitos psicológicos e sociais, maior confiança no esforço físico, redução da ansiedade e depressão, maior convívio social, aumentar a circulação sanguínea e a autoimagem corporal.

Por isso, alguns exercícios, como a musculação, a corrida, dançar ajudam a aumentar o desejo .

2. Ingira alimentos afrodisíacos

Alguns alimentos como ostras, gengibre, açafrão, pimenta e banana propiciam a produção hormonal e melhoram a circulação do sangue, o que contribui para o contato íntimo.

Portanto, eles devem ser ingeridos com frequência para proporcionar o efeito esperado. Outra alternativa é recorrer a chás, que podem apimentar a relação.

3. Use suplementos

Os suplementos e fitoterápicos para aumentar a libido também são uma excelente alternativa, que têm ganhado popularidade nos últimos tempos. Separamos abaixo algumas opções. Confira!

Maca peruana

A maca peruana é um fitoterápico tipicamente andino e é usada como estimulante sexual no Peru há alguns anos, por seus povos nativos. Recentemente os atletas estão encontrando na Maca uma alternativa excelente para substituir os anabolizantes.A maca é uma planta adaptógena, ou seja, restaura o equilíbrio homeostase do corpo e pode ser usada como alternativa aos esteroides anabolizantes, pois é rica em esteróis. 

Apresenta numerosas indicações como energético e restaurador físico e psicológico, melhora a memória e a concentração, fortalece o sistema imunológico, reduz os sintomas da TPM e aumenta a espermatogênese (processo fisiológico no qual se produzem os espermatozoides).

 Tribulus terrestris

O tribulus terrestris é uma planta nativa de regiões quentes. O seu extrato, obtido pela fruta, é rico em vários ativos, composto por esteroides, flavonoides, alcaloides e saponinas. Em países do leste europeu têm sido usado como estimulante da produção de testosterona.

O Tribullus terrestris provoca vaso dilatação na região genital, o que pode explicar os seus efeitos sobre a área. Além disso, o suplemento pode aumentar ainda a contagem de espermatozoides, bem como a sua motilidade, podendo ser um auxiliar no tratamento da infertilidade. Em mulheres, diminui os sintomas da frigidez sexual, aumentando a libido e reduzindo os sintomas da menopausa. 

4. Dedique mais tempo ao parceiro

A maioria dos casais ficam mais animados e apresentam um interesse maior pelo contato sexual quando estão felizes e satisfeitos no relacionamento. Dessa forma, passar um tempo juntos, sair para passear ou assistir um filme pode aumentar a vontade sexual.

Pronto! Essas são algumas dicas eficientes de como aumentar a libido. Portanto, separe um tempo na sua rotina para fazer exercícios físicos, ingira alimentos afrodisíacos, suplementos e dedique um tempo ao parceiro. 

Gostou do nosso post e quer complementar a sua leitura? Então não deixe de conferir também os 5 benefícios da maca peruana!