Combater as olheiras é uma missão bastante comum para quem tem que lidar com esse problema e quer melhorar sua aparência. De fato, elas podem pesar o visual de uma pessoa, dando sempre a impressão de cansaço e contribuindo para sua baixa autoestima.

Como a região ao redor dos olhos é muito sensível, fatores como estresse, noites mal dormidas e alergias podem desenvolver o inchaço e uma maior pigmentação. Embora as causas também possam ser genéticas, o importante é melhorar o seu aspecto, não é mesmo?

Então, não deixe de ler o post até o final para conhecer algumas dicas e ter certeza de que você está no caminho certo para dar fim às olheiras!

1. Cuide bem da sua pele

Não dá para ter uma boa aparência sem alguns cuidados básicos com a sua pele. Por isso, uma das principais medidas é mantê-la sempre hidratada, tanto consumindo muita água diariamente como utilizando produtos com essa finalidade.

Dessa maneira, a pele fica mais viçosa e os vasinhos faciais ficam menos aparentes. Outra boa recomendação é lavar o rosto sempre com água fria, para promover a vasoconstrição. Assim, todo o rosto e a região dos olhos serão beneficiados com um visual mais saudável e atraente.

2. Evite o consumo de álcool

Muitas pessoas ainda não sabem, mas o álcool é capaz de reter uma boa quantidade de água nas células, causando inchaço. Esse processo também é conhecido como retenção líquida e seu outro vilão mais conhecido é o excesso de sal.

Portanto, evite tais substâncias no dia a dia para que as olheiras sejam atenuadas — especialmente por quem sofre com a hiperpigmentação e com a tendência de formar aquelas bolsas inchadas debaixo dos olhos.

3. Descanse

Sabemos que as manchas debaixo dos olhos, na maioria das vezes, aparecem depois de noites mal dormidas até mesmo para quem não sofre com o problema diariamente. Logo, isso significa que devemos prezar pelo tempo e pela qualidade do nosso sono, certo?

Às vezes, motivos pessoais ou profissionais causam um ciclo de estresse e cansaço que não permite que as olheiras melhorem. Portanto, é fundamental dar prioridade para o verdadeiro descanso — e não apenas passar algumas horas na cama sem conseguir relaxar.

4. Aposte nas soluções caseiras

Como as olheiras afligem muita gente, já existem diversos truques caseiros para combatê-las. Algumas tendem a funcionar mais para algumas pessoas do que para outras, portanto veja qual a melhor para sua pele. As mais conhecidas são:

  • cortar rodelas de pepino e batata, colocando sobre os olhos e deixando agir por 15 minutos;
  • aplicar compressas frias de chá de camomila;
  • fazer uma papinha de leite (cerca de 100mL) e meio mamão papaia, aplicando a mistura sobre as olheiras;
  • umedecer algodão ou gaze com soro fisiológico bem gelado e colocar sobre a área.

5. Invista em cosméticos

Enquanto a situação não é resolvida, a maquiagem pode ser uma boa aliada para quem deseja disfarçar as olheiras. Inclusive, o corretivo é um item imprescindível para fazer a cobertura da área.

Lembre-se: corretivos amarelos ajudam a neutralizar a pigmentação arroxeada ou marrom; corretivos alaranjados anulam áreas azuladas. Já cosméticos verdes cobrem melhor manchas avermelhadas. Além disso, há outros produtos disponíveis no mercado que aceleram o combate das olheiras, sobretudo quando associados a tratamentos estéticos.

O ideal é sempre procurar a orientação de profissionais da área, como dermatologistas e esteticistas. Eles podem prescrever até mesmo produtos manipulados e específicos para cada caso, tomando cuidado em manter as precauções devidas e garantindo resultados mais assertivos.

Dois bons exemplos de tratamento são a aplicação de aparelhos de laser na região e o peeling com ácido tioglicólico. Essa substância ajuda a despigmentar a área, mas deve ser usada na concentração correta para evitar qualquer prejuízo à saúde.

E aí, gostou dos truques para combater as olheiras? Se você está incomodada com elas, não deixe de investir no seu bem-estar para se sentir melhor e mais bonita! E, para continuar acompanhando nossas dicas, siga a nossa página no Facebook!