Cuidar da beleza é muito importante para a autoestima de qualquer pessoa, principalmente das mulheres. Porém, em busca de um corpo considerado “perfeito” muitas delas recorrem a métodos radicais e tentam emagrecer sem ajuda profissional.

Algumas fazem dietas com nomes dos mais variados e praticam exercícios extremos que prometem ajudar a perder muito peso e de forma muito rápida. Claro que se sentir mais magra é muito bom! Mas esse sentimento precisa vir com benefícios também para a sua saúde.

Por essa razão, vamos mostrar neste post como pode você pode se prejudicar caso tente emagrecer de qualquer forma, sem a ajuda de um profissional. Confira!

Emagrecer sem ajuda profissional pode ser perigoso

Dietas extremas produzem resultados extremos — mas nem sempre da forma que você gostaria. Mudanças ruins podem acontecer em seu corpo quando você boicota carboidratos, transforma suas refeições em líquido ou priva seu corpo das calorias de que ele precisa.

Enquanto em curto prazo elas podem diminuir os números na balança, provavelmente farão você ficar lenta, temperamental, enjoada e dolorida. Além disso, a longo prazo, essas dietas podem trazer problemas de metabolismo, aumento de peso por recuperação e condições médicas que ameaçam sua vida.

Se você quer perder peso, um nutricionista pode ajudá-la a encontrar o tipo de dieta ideal para você. Esse profissional estuda para entender como os alimentos podem influenciar o seu organismo. Assim, ele é capacitado para montar uma dieta que atenderá ao seu caso em particular, visando sua segurança alimentar.

Não se trata de emagrecer a qualquer custo, mas sim com saúde!

Os exercícios físicos precisam ser orientados por um profissional

Combinados a nutrição e estilo de vida, os exercícios físicos desempenham um papel essencial para alcançar a perda de peso. Porém, essas atividades devem ser orientadas por alguém capacitado para isso. Ter orientação ao fazer exercícios físicos é importante por duas razões principais:

  1. Se você não sabe quais exercícios são mais eficazes para os seus objetivos, é improvável que você os alcance.
  2. A instrução ao realizar exercícios é essencial para reduzir o risco de lesões. Muitas pessoas se machucam gravemente realizando exercícios para os quais não receberam treinamento. E isso pode afetar sua saúde e aptidão durante um longo período de tempo.

Ter alguém treinado para ajudá-lo a executar certas tarefas reduzirá o nível de risco e aumentará a eficácia da sua rotina fitness.

Não há uma fórmula pronta para emagrecer

O fato é que existem muitas dietas que você encontra por aí, inúmeros treinos radicais e incontáveis medicamentos que lhe garantem alcançar o peso ideal de forma rápida — seja na internet, por indicação de amigos ou o que for. No entanto, você deve desconfiar dessas fórmulas prontas e com promessas fabulosas.

Perder peso é possível, desde que você mantenha uma dieta e estilo de vida saudável, fazendo exercícios regulares. Tudo deve ser feito sob orientação, pois emagrecer sem ajuda profissional não permitirá que você perceba quando sua rotina fitness precisa ser ajustada.

Esperamos que este post tenha o ajudado com seus planos de perder alguns quilinhos! Quer receber mais informações que ajudarão a cuidar de sua saúde? Então assine nossa newsletter e continue recebendo dicas valiosas!