Para que serve Picnogenol e quais vantagens perante a outros ativos?

Com certeza, você já viu o Pinus Pinaster (origem do Picnogenol)! Olhe para a imagem acima e lembre daquele enfeite colocado em cima da mesa ou como pendente da árvore de natal ou ao enfeitar a porta de entrada da casa!!! Mas o Pinus Pinaster não é usado apenas para essa finalidade, ele possui muito mais propriedades! Ao longo do texto, você conhecerá muito sobre, para que serve o Picnogenol e quais as vantagens perante a outros ativos.

Portanto, quais benefícios a casca dessa árvore apresenta?  Se você não sabe exatamente o que é e como o seu consumo regular pode gerar vantagens significativas para a saúde, continue a leitura deste texto!

O que é Picnogenol?

Então, Picnogenol  é um suplemento dietético derivado de extratos da casca do Pinus Pinaster ou pinheiro bravo ou pinheiro cluster que é um pinheiro duro, de crescimento rápido e que produz sementes pequenas com asas grandes, nativo da região mediterrânica.

Uma enorme quantidade de flavonoides bioativos hidrossolúveis com alta biodisponibilidade pode ser encontrada no extrato padronizado de Pinus Pinaster (casca), o qual é um pinheiro Frances. Dentre os flavonoides, podem ser encontrados as proantocianidinas, catequinas, taxifolinas e ácidos fenólicos que apresentam propriedades antioxidantes naturais.

Para esclarecer, os enfeites de natal, mencionados acima, são os cones, que nascem do pinheiro bravo fechados, verdes e quando amadurecem começam a abrir em marrom-avermelhado brilhante.

Para que serve Picnogenol?

O benefício mais conhecido é ser antioxidante, seu alto poder antioxidante resulta na proteção do organismo contra os radicais livres. Desta forma ele neutraliza a ação dos radicais livres do óxido nítrico (NO) e apresenta ação antioxidante contra a placa ateromatosa, através da supressão da oxidação do LDL nos vasos.

Além disso, tem ação te aumentar a resistência vascular selando a parede dos vasos danificados. Aumenta a resistência capilar facilitando a microcirculação. Reduz a permeabilidade vascular prevenindo o edema da insuficiência crônica. Reduz a agregação plaquetária prevenindo a formação de trombose.

Ajuda, como coadjuvante, no tratamento do melasma reduzindo a intensidade pigmentária. No mesmo estudo, outras melhorias puderam ser observadas com a suplementação de Pinus Pinaster, como o alívio de fadiga, dor, constipação e sentimentos de impaciência naquelas pacientes que apresentavam esses sintomas.

E tem mais, é Fotoprotetor oral, estudos demonstraram ação do Pycnogenol® em fragmentos de pele expostas a radiação UV, e mesmo após essa exposição teve efeito clareador pela ação antimelanogênica através da inibição da enzima tirosinase, e radicais livres (MELLO NETTO et al., 2018)

Também exerce benefícios na alteração da função visual, alteração das células endoteliais e da matriz proteoglicana, aumenta a resistência do colágeno e da elastina contra a degradação pela colagenase e elastase.

É indicado em afecções respiratórias como sinusite, rinite, faringite, gripe, resfriado, bronquite e asma.

Além de efeitos cardiovasculares, por apresentar substancias antioxidantes, pode ser observado uma série de efeitos benéficos ao organismo levando a prevenção do envelhecimento celular e do organismo.

E por fim, Picnogenol serve para estimular o sistema Imunológico, reduzir inflamação nos casos de artrite e diminuir marcadores inflamatórios na osteoartrite, aumentar o desempenho das atividades físicas, aliviar o desconforto pré – menstrual e ajudar no controle glicêmico.

Quais as vantagens na comparação com outros ativos?

Pois bem, Picnogenol consegue ser 50 vezes mais potente que a vitamina E e 20 vezes mais potente que a vitamina C. Estabiliza as membranas dos glóbulos vermelhos. Não é mutagênico. Não é teratogênico. E é neutralizador dos radicais peróxidos.  

Quem não pode usufruir do Picnogenol?

No entanto, ele não é indicado para pessoas com transtornos digestivos. Não é indicado para gestantes, lactantes e crianças menores de 6 anos de idade, hipersensibilidade ao óleo essencial, insuficiência renal, indivíduos com doença de Crohn, hepatopatias, epilepsia, Parkinson ou outras enfermidades neurológicas.

Consulte sempre o profissional Habilitado de sua confiança!     

Se você quiser saber mais sobre o assunto ou tiver qualquer tipo de dúvida, entre em contato com a Gallica, a farmácia de manipulação que é referência em qualidade e atendimento!

banner entrar contato whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *