Para que serve o café verde? Descubra suas principais vantagens

Você já ouviu falar e sabe para que serve café verde? São os grãos de café ainda verdes que, concentrados em cápsulas ou na forma solúvel em pó, trazem muitos benefícios para o organismo. A grande diferença para os grãos de café na forma como eles se transformam no nosso tão apreciado cafezinho, é que o café verde é armazenado antes de ser torrado. É apenas depois desse processo de torrefação que o grão ganha a cor amarronzada, o sabor e o aroma característicos da bebida.

Apesar do sabor um pouco amargo e do pouco aroma, o café verde tem feito sucesso pelo bem que faz ao nosso corpo. Quer conhecer algumas dessas vantagens? Continue a leitura!

Dá mais energia

Com duas vezes mais cafeína que o grão torrado, o café verde é um grande aliado das pessoas que precisam de mais disposição em seu dia a dia, até mesmo na prática de exercícios físicos.

O café serve para queimar gordura

Para quem está em busca de um corpo mais bonito, o café verde, além de trazer mais energia na hora de malhar, ajuda a queimar calorias e auxilia no emagrecimento. Isso porque ele tem ação termogênica e aumenta o consumo energético do organismo mesmo que você esteja em repouso. Além de fazer com que o corpo gaste mais calorias, o café verde também diminui o armazenamento delas e da gordura pelo corpo.

Tem ação antioxidante

O café verde também traz grandes vantagens para quem quer se manter jovem: além de combater os sinais do envelhecimento precoce, devido às ações antioxidantes do ácido clorogênico, ele se destaca por outros benefícios, como:

  • combate os radicais livres;
  • protege contra os raios ultravioletas, mantendo a pele mais bonita e saudável.

Café serve para auxiliar no combate ao diabetes

Alguns especialistas já indicam o café verde como auxiliador no combate ao diabetes. Isso porque os grãos ajudam a diminuir a glicose no intestino, o que inibe a enzima responsável pela liberação de açúcar no fígado — e que vai diretamente para a corrente sanguínea. Além disso, o ácido clorogênico (do qual já falamos) atua, também, no combate ao diabetes.

Alertas e contraindicações

Vale lembrar de que o café verde deve ser visto como um alimento funcional e ser consumido como tal — de preferência, a partir da indicação do seu médico ou nutricionista. Pela grande quantidade de cafeína que contém, o seu uso não é recomendado na parte da noite, para que não cause problemas para dormir.

Além de atrapalhar o sono (caso seja consumido em horários noturnos), o café verde não é indicado para pessoas com hipertensão arterial, gastrites e úlceras, problemas reumáticos e hepáticos. Por causa de sua capacidade de manter a mente mais alerta, também é desaconselhado para indivíduos com tendência ao nervosismo. Por fim, gestantes e nutrizes devem consultar o seu médico antes de começarem a fazer uso das cápsulas.

Agora que você já sabe para que serve café verde e quer experimentar, é possível encontrá-lo no formato de cápsulas em boas farmácias de manipulação.

Gostou da novidade e quer estar sempre por dentro das notícias sobre saúde e bem-estar? Então, siga as nossas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram.

banner entrar contato whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *