Cuidar da saúde é uma tarefa que requer dedicação e atenção, tanto para adotar um estilo de vida favorável ao seu bem-estar, como para escolher bons profissionais e produtos. Nesse sentido, os benefícios do medicamento manipulado são muito recomendados para quem busca alternativas de tratamentos feitos sob medida.

Medicamentos manipulados são fórmulas personalizadas e na maioria das vezes, dependendo das substâncias, são prescritos pelo médico, a fim de oferecer um tratamento especializado e específico à sua necessidade.

O farmacêutico é o profissional responsável por preparar o medicamento manipulado, de acordo com a receita do médico, nutricionista, dentista, veterinário ou do próprio farmacêutico que oferecer uma solução terapêutica para determinado problema.

Acompanhe o post e confira 10 vantagens e benefícios dos medicamentos manipulados.

1. Tratamento sob medida

Uma das maiores vantagens é que o medicamento manipulado permite um tratamento de acordo com as necessidades e o organismo de cada pessoa. O médico pode prescrever uma receita personalizada, com os ativos e as concentrações mais adequadas à situação.

Além disso, há a possibilidade de produção em diferentes formas, como cápsulas, shakes, cremes, pomadas, sachês, gotas, entre outros. Isso facilita a vida do paciente que tem alguma preferência ou até mesmo dificuldade na hora do consumo.

É o caso, por exemplo, de bebês e idosos que não conseguem engolir alguns comprimidos. Pessoas alérgicas também são beneficiadas, já que o remédio industrializado pode conter uma substância indesejada, como a lactose.

2. Diversidade de tratamentos

As vantagens dos medicamentos manipulados se aplicam a diversas áreas e não só ao tratamento de doenças. É possível também manipular preparações que ajudam a emagrecer, a deixar a pele mais bonita e os cabelos e as unhas mais fortes, além de complexos vitamínicos que se adéquam às necessidades específicas de cada paciente.

3. Exclusividade dos produtos

Somente a manipulação permite um produto exclusivo, preparado para atender às necessidades específicas do paciente. Muitas vezes, inclusive, não existe no mercado uma solução pronta para o seu problema, como ocorre com o tratamento de algumas doenças raras.

Outros casos requerem, ainda, a associação de várias substâncias. E com a matéria-prima disponível, o médico pode receitar a manipulação de uma combinação apropriada, para que não haja necessidade de ingerir muitos comprimidos diferentes de uma só vez.

Entretanto, por mais que o remédio seja eficaz, não se deve incentivar a automedicação para outras pessoas com sintomas parecidos. Por isso é importante apresentar a receita na hora do pedido, e o rótulo deve conter o nome do paciente, evitando o consumo indevido por outros.

4. Várias soluções em um único tratamento

A manipulação de medicamentos possibilita unir várias soluções de tratamentos em uma única fórmula; por exemplo, em um medicamento para a pele, o médico pode associar um ácido para clareamento e uma vitamina ou substância para eliminar acnes ou promover hidratação.

Além da economia e do melhor alcance de resultados, isso facilita muito a administração do paciente na hora de usar ou tomar o medicamento.

5. Melhor custo-benefício

Os medicamentos são manipulados na quantidade exata do tratamento que o paciente precisa, sem desperdício de produtos ou sobras.

6. Cuidado e atenção farmacêutica

Outra grande vantagem dos medicamentos manipulados é que exigem uma dedicação especial e uma atenção personalizada ao seu tratamento.

Assim, quando o farmacêutico recebe a receita com a fórmula de seu remédio e fica com alguma dúvida, ele tem a possibilidade de entrar em contato com o seu médico para solicitar mais informações sobre o objetivo do tratamento.

7. Medicamentos exclusivos

Para muitos tratamentos, inclusive de doenças raras, não existem medicamentos na dose ou forma farmacêutica que o paciente necessita disponíveis no mercado para comercialização.

Nesses casos, os médicos recorrem à manipulação, sendo a única solução para o tratamento do paciente.

8. Rótulo personalizado

Todo medicamento manipulado vem com rótulo personalizado à receita do paciente, e a vantagem é que você tem ali a quantidade de dosagens diárias e o horário adequado para tomá-las.

Sem falar que no medicamento estará o seu nome, o que impede qualquer tipo de confusão.

9. Zelo pelo meio ambiente

A preservação ambiental é um dos assuntos mais importantes da atualidade, e cada vez mais pessoas têm aderido a opções que diminuam ou evitem os impactos causados ao meio ambiente.

Neste caso, as farmácias de manipulação apesar de utilizar produtos químicos na produção de medicamentos, seguem normas que evitam a contaminação do meio ambiente. Os laboratórios são isolados e todo o ar que entra e que sai da área de produção é filtrado para que não haja contaminação da atmosfera. Todo resíduo gerado na produção é incinerado por empresa certificada e o esgoto é monitorado periodicamente para comprovar que não esta sendo descartado produtos químicos no esgoto domestico.

10. Qualidade e segurança

E por último, mas não menos importante – muito pelo contrário –, a qualidade e a segurança. É fundamental estar atento a tudo que consumimos, sendo que a qualidade do medicamento deve ser uma de suas principais características.

A maioria das farmácias de manipulação segue normas de segurança quanto à qualidade da matéria-prima, assim como critérios importantes de higiene, qualificação dos fornecedores e alto rigor de inspeção em todo o processo.

É sempre importante estar atento à escolha da farmácia ideal para manipular o seu medicamento; confira se ela zela pela segurança das suas fórmulas, se há a supervisão de um farmacêutico em tempo integral e a presença de uma equipe bem treinada.

A certificação de órgãos como a Anvisa e a Vigilância Sanitária também ajuda e é muito importante para deixar o paciente mais seguro na hora da compra.

E mesmo que a fórmula do seu medicamento não necessite de receita médica, é sempre bom, antes de iniciar qualquer tratamento, conversar e pedir as orientações de um profissional de confiança. Assim, é possível fazer um tratamento eficiente e que evite situações que possam comprometer a sua saúde.

Gostou deste post? Quer saber mais sobre os benefícios do medicamento manipulado e mais informações sobre o assunto? Deixe aqui, abaixo do conteúdo, os seus comentários que teremos prazer em ajudá-lo!