Pesquisas extensivas das últimas décadas na área de engenharia de tecidos, cicatrização de feridas e fotoenvelhecimento demonstram o importante papel que os Fatores de Crescimento desempenham na reversão dos efeitos do envelhecimento da pele e também por atuar sobre a diminuição da queda e no fortalecimento capilar.
Os fatores de crescimento e citocinas são um conjunto de substâncias, em sua grande maioria de natureza proteica, e desempenham uma importante função através do controle do crescimento, da proliferação e da diferenciação celular através de uma rede de vias de sinalização inter e intracelular. A função principal dos fatores de crescimento é o controle externo do ciclo celular, mediante abandono da aquiescência celular (fase G0) e entrada da célula em fase G1.
Lembrando que o ciclo celular é dividido em 5 fases, principalmente:
- G0: A célula está quiescente, ou seja, com baixa atividade, aguardando que as condições externas sejam favoráveis ao início da proliferação celular;
- G1: Fase em que a célula se prepara para duplicar todo seu conteúdo, conferindo se não há nenhuma falha que poderá ser transmitida às células filhas durante o processo de divisão celular;
- S: Fase em que a célula duplica todo o material genético;
- G2: Fase em que a célula se prepara para dividir todo seu conteúdo entre as duas células filhas que surgirão no processo de divisão celular, conferindo se não houve nenhuma falha durante a síntese – fase S – que poderá ser transmitida às células filhas;
- M: Divisão celular propriamente dita, a célula inicial, chamada célula mãe, irá se dividir dando origem a duas células filhas idênticas entre si.
Mecanismo de ação
Os Fatores de Crescimento participam efetivamente do processo de reparo tecidual, atuando em diferentes mecanismos relacionados a seus diferentes sítios de ligação e função. Com isso, podemos observar sua eficácia superior no reparo tecidual durante a cicatrização de feridas e até mesmo reparo dérmico/epidérmico de rugas e linhas de expressão através da ação conjunta de diferentes fatores de crescimento que estão intimamente relacionados a estes processos.
Ferida cutânea três dias após a lesão (Cutaneous Wound Healing – Adam J. Singer, M.D, and Richard A. F. Clark, M.D, New England Journal of Medicine 1999, 341, September 2).
Os fatores de crescimento considerados necessários para a migração celular em ferida são: TGF-β1, TGF-β2 e TGF-β3: fator de crescimento transformador β1, β2 e β3, respectivamente; TGF-α: fator de crescimento transformador α; FGF: Fator de crescimento de fibroblastos; VEGF: fator de crescimento endotelial vascular; PDGF, PDGF AB e PDGF BB: Fator de crescimento derivado de plaquetas, Fator de crescimento derivado de plaquetas AB e BB, respectivamente; IGF: Fator de crescimento insulínico; e KGF: Fator de crescimento de queratinócitos.
BIO-FATORES
• BIO-EGF (Fator de Crescimento Epidermal)
Cicatrização e Antiaging
Indicação: Ação reepitelizante e cicatrizante, por estimular a diferenciação de queratinócitos. Também indicada para tratamento rejuvenescedor e antirrugas.
• BIO-bFGF (Fator de Crescimento Fibroblástico Básico)
Cicatrização e Capilar
Indicação: Ação regeneradora, reepitelizante e cicatrizante por estimular a síntese de matriz extracelular através da sinalização de fibroblastos. Possui ação angiogênica. Favorece a oxigenação dos folículos e a diferenciação das proteínas de ancoragem.
ATENÇÃO: A utilização facial de bFGF é contraindicada para pacientes com melasma ou desordens pigmentares.
• BIO-aFGF (Fator de Crescimento Fibroblástico Ácido)
Cicatrização e Capilar
Indicação: Ação regeneradora eficiente em feridas decorrentes de fragilidade vascular, por promover a formação de novos vasos sanguíneos e a estimulação de células epiteliais. Estimula o crescimento e a prevenção da descoloração capilar.
• BIO-IGF (Fator de Crescimento Insulínico)
Cicatrização, Antiaging e Capilar
Indicação: Ação cicatrizante através do estímulo da papila dérmica. Estimula a bainha externa da raiz capilar, evitando a entrada do folículo em fase telógena, promove o crescimento saudável dos fios.
• Bio-KGF-2 (Fator de Crescimento Queratinócito-2)
Cicatrização e Capilar
Indicação: Possui ação cicatrizante potente, além de diminuir rugas e linhas de expressão. Promove o crescimento capilar eficiente por induzir e prolongar a fase anágena.
• BIO-VEGF (Fator de Crescimento Vascular)
Cicatrização e Capilar
Indicação: Ação angiogênica, aumenta o suprimento de oxigênio e nutrição vascular. Promove o crescimento capilar por aumentar o tamanho dos folículos, revertendo a atrofia folicular induzida por DHT (dihidrotestosterona).
• BIO-TGFβ3 (Fator de Crescimento Transformador β3)
Cicatrização e Antiaging
Indicação:Ação regeneradora e protetora da pele por atuar na síntese da matriz extracelular.
Não indicado para crescimento capilar.
Principais benefícios
- Por atuar impulsionando a comunicação celular e a proliferação de fibroblastos dérmicos, promove um efeito anti-rugas e antienvelhecimento eficiente.
- Atua na nutrição e melhora da textura da pele para um efeito revitalizado e aparência da pele iluminada.
- Aumenta a síntese de inibidores de metaloproteinases (MMPs) no tecido.
- Reduz radicais livres e inibe o envelhecimento da pele através de atividades antioxidantes potentes
- Age efetivamente na cicatrização de feridas, pois acelera o processo de reepitelização e reparo tecidual.
- Estimula efetivamente a síntese da matriz extracelular, promovendo preenchimento em níveis epidérmicos, dérmicos e hipodérmicos.
- Estimula folículos capilares para induzir potencialmente o crescimento capilar.
Referências bibliográficas
- Barba, A. A. et al: Ultrasonic energy in liposome production: process modelling and size calculation. The Royal Society of Chemistry. Soft Matter, 2014, 10, 2574–2581.
- Byung In Ro, et al: Therapeutic effects of growth factor cocktail including fibroblast growth factor 9 scalp application in patients with androgenetic alopecia – A split study. Global Dermatology, Volume 3, Issue 6, pages 404-408, December 2016. doi: 10.15761/GOD.1000200
- Byung In Ro, et al: Therapeutic Effects of Growth Factor Cocktail Treatment in Patients with Androgenetic Alopecia According to the Depth of Microneedle. Korean Journal of Dermatology Seoul, Korea. 2016;54(3):184-189
- Byung In Ro, et al: Therapeutic Effects of Growth Factor Cocktail Including Fibroblast Growth Factor 9 in Patients with Pattern Hair Loss. Korean Journal of Dermatology, Volume 55, Issue 8, pages 504-510, August 2017.
- Literatura do fornecedor: Irial Mag