A afta pode ser considerada um problema comum, mas incomoda bastante quando aparece. Com ela, até a mastigação de certos alimentos acaba provocando dor.

Pensando nisso, criamos o post de hoje para dar dicas de como melhorar afta na boca e resolver esse pequeno inconveniente que pode dar muitos prejuízos. Confira!

As principais causas da afta

Antes de eliminar o problema, é preciso encontrar a sua causa. E no caso da afta, não há um motivo exato. O que temos é uma série de condições que, quando somadas, podem desenvolvê-la.

Uma delas se liga ao consumo de alimentos mais ácidos, como as frutas cítricas — laranja, limão, abacaxi e tomate, por exemplo.

A afta também pode ser a consequência de outros problemas, como a deficiência de alguns nutrientes — vitamina B12, ferro, ácido fólico, entre outros.

Pode haver ainda mais explicações:

  • Estresse;
  • Alergias;
  • Problemas hormonais;
  • Doenças gastrointestinais;
  • Cansaço.

Má higiene bucal

Vamos dar um destaque para essa causa. Afinal de contas, entre todas as outras, ela é uma das principais, aquela que está nos primeiros lugares da lista.

Os cuidados com a nossa saúde bucal são muitos e nós precisamos de todos eles. Por exemplo: uma boa escovação deve durar cerca de 2 minutos e ser realizada, no mínimo, depois das principais refeições.

Usar fio dental 1 vez ao dia (de preferência, antes de dormir) e utilizar enxaguante bucal também são excelentes formas de cuidar melhor da boca e evitar as aftas.

Dicas para melhorar afta na boca

1. Cuide da sua boca

Para melhorar a afta, é necessário fazer com que as causas do problema desapareçam. Então, caso ela tenha sido originada por má higiene bucal, nada mais justo que cuidar muito bem dos seus dentes, língua, gengiva e todas as partes da região.

2. Use bicarbonato de sódio

Fazer bochechos com bicarbonato de sódio é uma das soluções mais conhecidas para tratar a afta. Basta dissolver 1 colher de sopa de bicarbonato em um copo de água e bochechar por alguns segundos. Esse tipo de sal funciona como um antisséptico bucal e age como anti-inflamatório.

Outra forma de utilizá-lo é fazer uma espécie de pasta. Misture-o com água, de modo que fique numa consistência pastosa. Depois, basta aplicá-la diretamente na afta e deixar ali por alguns minutos.

3. Aplique gelo

O gelo é um ótimo companheiro de quem tem afta. Apesar de não promover a cura mais rapidamente, ele ajuda (e muito) a controlar a dor e o incômodo que ela causa. Além disso, reduz o processo inflamatório no momento da aplicação.

4. Pingue óleo de melaleuca

Apesar de não ser tão conhecido, esse óleo é excelente para várias coisas, inclusive aftas. Ele pode ser usado de duas formas: pingando de 3 a 4 gotas na água e fazendo bochecho ou aplicando as gotas diretamente na afta.

Todas essas soluções são excelentes não só para saber como melhorar afta na boca, mas também para controlar a sensação dolorida que ela deixa.

Falando nisso, que tal continuar sua leitura e conhecer 7 plantas que ajudam a curar a dor agora mesmo? Até mais!