Erros comuns que mulheres cometem tentando cuidar da pele

A pele é o maior órgão de nosso corpo e, sem perceber como ela é vital para nossa sobrevivência, muitas vezes podemos deixar seus cuidados em segundo plano. A importância de cuidar da pele vai além da saúde: por impactar na primeira impressão de quem nos vê, uma cútis mal cuidada pode afetar diretamente nossa autoestima, nos fazendo sentir menos atraentes e bonitas.

Essa negligência nos leva a cometer erros simples, porém prejudiciais. Afinal, não basta querer cuidar da pele, é preciso cuidar da maneira correta e correspondente às nossas necessidades específicas. Confira agora alguns erros comuns nos cuidados com a pele e veja se você também está cometendo esses deslizes.

Usar produtos errados para cuidar da pele

Às vezes uma amiga comenta sobre um produto bacana e que funcionou perfeitamente para ela, então você opta por utilizá-lo também. Afinal, na sua amiga deu super certo! Mas acredite: essa atitude nem sempre é saudável.

Utilizar um produto inadequado para sua pele pode prejudicar mais do que promover cuidados. Primeiramente, busque identificar junto a um dermatologista qual seu tipo de pele. Perceba se ela é oleosa, mista ou ressecada. Os produtos utilizados devem se adequar ao seu tipo de pele, que nem sempre é o mesmo da sua amiga.

Aplicar o mesmo produto no corpo e no rosto

Tanto a pele do rosto como a do corpo merecem cuidados. O importante é compreender que elas têm especificidades. Sua pele do rosto pode ser oleosa, mas a do corpo ser ressecada, por exemplo. Além disso, a pele do rosto é mais delicada, fina e com maior quantidade de glândulas, merecendo produtos próprios, menos abrasivos. A pele do rosto também sofre mais incidência dos raios ultravioletas (UVB) ao longo do ano e merece cuidados constantes de proteção solar, independentemente da estação.

Dormir sem remover a maquiagem

Dormir sem remover a make é um dos principais motivos para o entupimento dos poros, provocando a aparição de acne e cravos. Isso também provoca o envelhecimento precoce das células do rosto. Já na região dos olhos, uma das mais sensíveis, a maquiagem que fica de um dia para o outro pode levar ao desenvolvimento de alergias e irritações.

A limpeza deve ser com demaquilante específico para sua cútis e para o tipo de maquiagem utilizado, evitando a permanência de resíduos e a agressão que ocorre ao usar apenas sabonete comum.

Esfoliar a pele da forma errada

A esfoliação é uma técnica que permite a renovação e a hidratação da pele, removendo as células mortas, que deixam nossa pele com aquele tom opaco. Esse processo é importantíssimo para o rejuvenescimento e deve ser realizado cerca de duas vezes na semana, no rosto, corpo, mãos e pés.

Mas existem produtos que são muito abrasivos e podem machucar a pele, além de retirar sua proteção natural. A dica é aplicar o produto ideal para você, realizando a esfoliação em movimentos circulares e sem impor muita força. Lembre-se de que para peles com problemas severos de acne, o ideal é consultar um especialista antes de recorrer à técnica.

Lavar além do necessário

Manter a pele limpa é importante para mantê-la saudável. Por isso, pode parecer positivo lavar constantemente o rosto ou tomar diversos banhos, mas lavar demais acaba sendo prejudicial. A pele possui uma proteção natural e, ao ser limpa com frequência, essa proteção é perdida. Além disso, em peles oleosas, o uso da água pode estimular a produção de sebo pelas glândulas, enquanto nas peles ressecadas, a recorrência leva ao envelhecimento.

Procure tomar banho de forma regular, buscando utilizar sabonetes suaves e água morna, aplicando hidratante após a ducha. Já o rosto deve ser lavado duas vezes ao dia, pela manhã e antes de dormir. Para isso, você deve usar sabonetes específicos para seus tipos de pele do rosto e corpo.

Aprendeu como evitar erros simples ao cuidar da pele? Comente com a gente quais métodos você utiliza para deixar sua pele mais sadia e bonita todos os dias!

banner entrar contato whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *