Em pleno século 21, parecem claras as formas de como evitar cáries, mas não é bem assim. Apesar de sua incidência estar diminuindo no país (especialmente entre as crianças menores de 12 anos), esse ainda é o problema que mais afeta a saúde bucal dos brasileiros, segundo o Ministério da Saúde.

Provenientes da ingestão de alimentos — sendo o açúcar o principal vilão — e de uma higienização bucal incorreta, as cáries podem ser evitadas por meio de medidas simples. Bastam apenas algumas mudanças de hábitos, o uso de produtos específicos e poucos minutos do seu dia.

Quer saber mais e ficar livre desse incômodo? Basta continuar a leitura!

Veja por que as cáries surgem

Sim, o açúcar é mesmo o nosso grande inimigo na luta contra as cáries, mas não é o único causador do problema. Ou seja, não basta cortar o açúcar da sua dieta e crer que as cáries jamais se formarão em seus dentes. Isso porque, em nossa boca, vivem diversos tipos de germes, que se convertem em cáries quando entram em contato com a saliva e outros componentes presentes nos açúcares e ácidos.

Quando o esmalte dental é atacado, o dente fica enfraquecido e as rupturas aparecem. Dessa forma, surgem as cáries — como uma mancha escura sobre o dente. Portanto, independentemente da sua alimentação, a higienização é fundamental.

Confira dicas sobre como evitar cáries

A boa notícia sobre as cáries é que elas podem ser evitadas por meios bem simples. Confira!

Tenha uma alimentação saudável

Alimentar-se de forma correta é bom para a saúde de todo o organismo, inclusive, dos dentes. Portanto, evite alimentos muito doces, processados e industrializados — afinal, o açúcar vem disfarçado de vários nomes: não é apenas aquele pozinho branco e adocicado que conhecemos em nossa cozinha —, pois prejudicam o esmalte dos dentes, enfraquecendo-os e deixando-os sem brilho.

Visite o dentista regularmente

A partir do momento em que a cárie se instala nos dentes, não há outra forma de solucionar o problema que não seja por meio do tratamento odontológico: o dentista eliminará a parte danificada e preencherá com resina, pasta ou amálgama de prata. Mas cuidado! Caso a cárie não for tratada rapidamente, o dente vai continuar sendo “esburacado”, até que outros tratamentos mais sérios sejam necessários.

Com isso, a melhor forma de evitar esse tipo de visita ao dentista é fazer consultas preventivas periódicas. O prazo, geralmente, é a cada 6 meses ou 1 ano. No entanto, se você é fumante, usa aparelhos odontológicos ou tem outra condição específica, esse tempo pode ser mais curto. Converse com o seu dentista o que é melhor para você!

Mantenha uma rotina de limpeza

Poucos minutos por dia vão fazer maravilhas pela sua saúde bucal. Veja os hábitos que você deve adotar:

  • escove os dentes após as refeições: não abra mão dessa prática. Mesmo se você ficar o dia inteiro fora de casa, tenha uma escova de dente e um creme dental por perto, em sua bolsa ou gaveta. Uma boa opção é o creme dental natural, sem componentes químicos e agressivos;

  • utilize o fio dental diariamente: passe-o por entre todos os seus dentes. Não há desculpas, já que essa atitude demanda poucos minutos, uma vez ao dia;

  • não dispense o enxaguante bucal: muitas vezes ignorado, esse produto auxilia na limpeza de toda a boca, eliminando algumas sujeirinhas que a escova e o fio dental não conseguem alcançar.

Viu só como evitar cáries é possível com poucos passos? Incluir novos hábitos em sua rotina vai proteger a sua saúde bucal. Aproveite e coloque toda a sua família dentro desses cuidados diários.

Que tal ajudar, também, outras pessoas a evitarem as cáries? Comece compartilhando este artigo em suas redes sociais agora mesmo!