Entenda a importância de consumir produtos e alimentos naturais

4 minutos para ler

Atualmente, com a rotina corrida e a falta de tempo, muitas pessoas acabam abusando do consumo de produtos industrializados. Os costumes de uma alimentação desequilibrada, associados ao estilo de vida inadequado, favorecem o surgimento de problemas de saúde, como ganho de peso, diabetes, hipertensão, entre outros.

Desse modo, para promover a saúde e criar hábitos de uma vida saudável, é fundamental manter uma alimentação equilibrada. Mas, além disso, você sabe por que é importante consumir produtos e alimentos naturais? Continue lendo este artigo e descubra!

Importância dos produtos e alimentos naturais

O consumo de alimentos naturais é de extrema importância durante nossas refeições diárias. Isso porque, para o bom funcionamento do nosso organismo, é necessária a ingestão de alimentos variados e in natura, como verduras, legumes, cereais, frutas e carnes.

Assim, por meio da alimentação, o organismo consegue absorver carboidratos, proteínas, gorduras boas, fibras, vitaminas, minerais e água. São esses nutrientes que fazem com que o corpo exerça suas atividades metabólicas de maneira correta.

Além disso, estudos científicos evidenciam que os alimentos industrializados associados ao excesso no consumo de bebidas alcoólicas e a falta da prática regular de exercícios físicos podem provocar problemas graves de saúde, incluindo o câncer e a obesidade.

Pensando nisso, diversas ações e programas são lançados constantemente para conscientizar as pessoas sobre a importância de se escolher alimentos naturais e saudáveis para evitar a obesidade e o sobrepeso.

Diante disso, a preocupação com a saúde tem feito com que muitas pessoas busquem pelos produtos e alimentos naturais, para melhorar a qualidade de vida, manter a boa forma e garantir longevidade.

Suplementos naturais

A suplementação natural é uma forma de fornecer nutrientes ou complementar algo que não está sendo ingerido por meio da alimentação, podendo ser por meio de componentes sintéticos e artificiais, como as cápsulas, pó e líquidos, ou de origem natural, como chás e os óleo vegetais.

Os suplementos naturais não devem ser substitutos e sim complementos de uma alimentação saudável. Dentre alguns, podemos citar:

  • ômega 3 ricos em ácidos graxos, substâncias que o corpo humano não produz e devem ser adquiridos em alimentos naturais;
  • óleo de cártamoauxilia na diminuição da gordura localizada, principalmente no abdome, e contribui para a redução do colesterol ruim;
  • colágenoé uma proteína produzida naturalmente pelo organismo; no entanto, com o passar dos anos, há uma redução na sua formação, devendo ser reposta através da suplementação;
  • polivitamínicossão vitaminas e minerais que contribuem para o bom funcionamento do corpo e equilíbrio do metabolismo. São recomendados quando há deficiência de algumas vitaminas na alimentação.

No entanto, o que poucas pessoas sabem é que o consumo demasiado dos suplementos pode fazer mal à saúde, devido às substâncias químicas que esses produtos contêm. Para evitar problemas, deve-se sempre seguir a orientação de um profissional especializado.

Dieta balanceada

Uma dieta balanceada fornece nutrientes e vitaminas essenciais, que são necessários para manter o bom funcionamento do organismo. Uma alimentação com deficiência nutricional pode ocasionar problemas de saúde, como cansaço, depressão, falta de desenvolvimento e crescimento.

Nesse caso, as dietas associadas a suplementos e a hábitos de uma vida saudável ajudam a manter a saúde, estética, desempenho físico e suprir uma deficiência nutricional. Também auxiliam no tratamento de doenças, como hipertensão, diabetes e obesidade, não sendo destinados para diagnosticar ou curar doenças.

Maneira correta de suplementar a alimentação

Para escolher a melhor forma de suplementar a alimentação, é preciso que esta se adeque aos seus objetivos e necessidades.

Hoje, no mercado, podemos encontrar produtos e alimentos naturais que oferecem maior energia, melhoram o rendimento, ajudam na queima de gordura e no ganho de massa magra, e aqueles que são recomendados quando há uma carência nutricional.

Por isso, antes de começar a tomar qualquer suplemento alimentar, o médico ou nutricionista deve ser consultado, para que ele possa avaliar a necessidade de haver o consumo de suplemento e o mais indicado para o seu caso.

Você sabia que a suplementação enzimática combate intolerâncias alimentares? Se você apresenta alergias a produtos e alimentos naturais, vai gostar de aprender mais sobre isso.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This