As dores no calcanhar são uma queixa muito comum nos consultórios e clínicas de ortopedia. Apesar de não oferecerem um risco à saúde, elas podem limitar o movimento dos pés, prejudicar o caminhar e dificultar a execução das atividades do dia a dia.

Existem diferentes fatores que têm o potencial de causar dores no calcanhar, que vão desde o excesso de peso, o exagero na prática de atividades físicas e a utilização de sapatos inadequados até a presença de doenças ortopédicas.

A seguir, trouxemos algumas das principais causas para as dores no calcanhar e os seus devidos tratamentos. Confira e aprenda conosco sobre o assunto: vamos lá!

Fascite plantar

A fascite plantar é o nome técnico dado à inflamação da membrana que recobre o músculo das solas dos pés. Essa membrana é chamada de fáscia e faz uma conexão entre o calcâneo osso do calcanhar e os dedos.

Tal inflamação é provocada pelo uso inadequado das plantas dos pés, provocando uma tensão excessiva sobre a fáscia. Como consequência, ela sofre lesões e torna-se edemaciada, o que gera dor, sensação de queimação e rigidez em todo o pé  inclusive, no calcanhar.

São fatores de risco para o desenvolvimento de fascite plantar:

  • envelhecimento;
  • prática de atividades físicas, como caminhadas e corrida;
  • uso constante de sapatos inadequados, com solados muito macios ou que não oferecem apoio à curvatura dos pés;
  • sobrepeso corporal.

Tratamento

O tratamento deve ser iniciado após avaliação, diagnóstico e indicação do médico. Geralmente, consiste em fisioterapia e utilização de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios.

Também deve ser adotado o repouso e o uso de calçados adequados ou ortopédicos.

Esporão do calcâneo

O esporão é uma projeção anormal que se forma no osso calcâneo. Tal projeção aumenta, consideravelmente, a pressão sobre as estruturas localizadas na planta do calcanhar, provocando uma inflamação no tendão e na fáscia. Como consequência, ocorre dor, que é sentida, principalmente, ao se levantar e caminhar por um tempo prolongado.  

Esse problema geralmente é causado devido ao uso de calçados inadequados, ao sobrepeso corporal, à presença de deformidades nos pés e às atividades físicas excessivas. Ele é mais comum em mulheres e em pessoas com idade igual ou superior a 40 anos.

Tratamento

Para tratar a dor, devem ser adotadas medidas como o repouso, o uso de gelo e a fisioterapia. Além disso, os medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios podem ser úteis para diminuir a inflamação provocada pelo esporão, além de também ajudarem no alívio da dor.

Atenção: o tratamento só pode ser realizado após o diagnóstico e a orientação médica.

Bursite do calcanhar

Bursite do calcanhar é o nome que se dá para a inflamação da Bursa, espécie de bolsa que amortece e protege a articulação que fica entre o calcâneo e o tendão de aquiles.

Quando inflada, a Bursa se enche de líquidos e fica edemaciada, pressionando as estruturas que estão em sua volta e causando dor durante a caminhada e a movimentação dos pés. Também pode ocorrer inchaço, vermelhidão e queimação na articulação.

Dentre as causas para essa condição, estão: sobrecarga física do calcanhar, infecções e traumas.

Tratamento

Assim como nas condições anteriores, o tratamento da bursite consiste em fisioterapia, repouso, utilização de compressas de gelo e no uso de medicamentos anti-inflamatórios.

Vale lembrar, novamente, que o tratamento só deve ser iniciado após o diagnóstico e a orientação médica.

Outras condições

Além dos problemas ortopédicos apresentados, também podem ser causas de dores no calcanhar:

  • alterações biomecânicas nos pés;
  • tendinopatias  lesões ou inflamações dos tendões;
  • fraturas e traumas;
  • deficiências minerais dos ossos.

Viu como são várias as condições que podem prejudicar o bom funcionamento do nosso corpo e provocar dores no calcanhar? O interessante é que a maior parte dos medicamentos utilizados para tratá-las pode ser manipulada. Essa é uma ótima opção para quem quer um medicamento boa qualidade e na quantidade certa para o tratamento.

Se você é uma dessas pessoas, entre em contato com a Gállica, e seja parte da nossa grande tradição na manipulação de medicamentos!