Pode parecer um problema banal, mas a prisão de ventre prejudica bastante o dia a dia das pessoas, além de causar ou agravar outras enfermidades, como a Síndrome do Intestino Irritável. Por isso, saber como melhorar prisão de ventre é fundamental.

Isso é importante para que todo o seu organismo trabalhe em perfeita harmonia, afinal, ele é como uma engrenagem: se uma parte não funciona bem, as outras também não funcionarão.

Se você sofre desse problema e quer visitar o banheiro com mais frequência, leia algumas dicas infalíveis, neste post!

A prisão de ventre e suas principais causas

A prisão de ventre (ou constipação intestinal) é definida como a dificuldade em evacuar, uma evacuação incompleta ou, ainda, a presença de fezes endurecidas. Apesar de a frequência ser um fator importante, ele não é determinante para caracterizar a condição.

Isso porque cada pessoa tem a sua própria regularidade intestinal. Enquanto algumas vão ao banheiro mais de uma vez ao dia, outras podem demorar até 3 ou 4 dias, por exemplo. O maior indicativo da constipação intestinal é o desconforto que o indivíduo sente.

As principais causas do problema estão relacionadas a:

  • alimentação:
  • emocional;
  • condições médicas específicas, como diabetes, hipotiroidismo, Síndrome do Intestino Irritável, diverticulite, colite e parasitas intestinais;
  • condição hormonal, no caso dos hormônios femininos, que influenciam diretamente no funcionamento do intestino;
  • uso de alguns analgésicos e antidepressivos;
  • sedentarismo.

A identificação do problema

Como dissemos, o fator que mais vai ajudar você a identificar a prisão de ventre é o desconforto que sente antes e durante a evacuação. Fique atento, então, a alguns sintomas:

  • fezes endurecidas, que chegam a machucar o ânus;
  • sensação de evacuação incompleta;
  • cólicas e gases constantes;
  • estufamento e inchaço na região do ventre;
  • mau humor e irritabilidade (daí vem a expressão de que “a pessoa está enfezada”).

As formas de como melhorar prisão de ventre

Apesar de merecer toda a nossa atenção, a prisão de ventre, na maioria dos casos, pode ser amenizada por meio de algumas atitudes simples.

Faça atividades físicas

Exercícios físicos são sempre um santo remédio. No caso da prisão de ventre, mexer o corpo vai estimular os movimentos peristálticos — aqueles que o intestino faz para expulsar o bolo fecal.

Beba mais líquidos

O bolo fecal é formado por 80% de água. Ao evitar o ressecamento, ele consegue transitar mais facilmente pelos intestinos. Além disso, a água ajuda na digestão das fibras.

Coma mais fibras

Pois elas são as principais responsáveis pela formação do bolo fecal. Os alimentos integrais também são indispensáveis para essa função. Mas atenção: ingerir muitas fibras e pouca água vai deixar o seu intestino mais preguiçoso!

Evite alguns ingredientes

Os alimentos processados, muito gordurosos ou apimentados, laticínios e com muito amido em sua composição fazem o efeito oposto em seu intestino, pois provocam a mucosa e acidificam o pH da região.

Não segure a vontade

É natural segurar a vontade de usar o banheiro quando estamos fora de casa ou em alguma situação adversa, mas saiba que isso faz muito mal ao funcionamento do seu intestino.

Ao ignorar o sinal, as fezes recuam para um segmento mais acima — o cólon sigmoide, que acaba absorvendo mais água dessas fezes, deixando-as ressecadas. Além disso, o organismo vai se acostumando com um bolo fecal cada vez maior e começa a não avisar sobre a necessidade de evacuar.

Utilize manipulados e outros produtos

Os probióticos são grandes aliados na luta contra a prisão de ventre. Trata-se de bactérias que diminuem as inflamações, regulam a permeabilidade intestinal e estimula a produção de anticorpos, ou seja, protegem e facilitam o funcionamento do intestino.

É possível encontrar esse pool de lactobacillus em farmácias de manipulação, além de outros produtos que podem ajudar, como os desenvolvidos para a manutenção da saúde gastrointestinal.

Conhecido como o nosso segundo cérebro, o intestino merece a nossa atenção e saber como melhorar prisão de ventre vai, com certeza, aumentar a sua qualidade de vida.

O Peg 4000 é um suplemento manipulado que pode ajudar nisso. Conheça-o agora mesmo em nossa loja virtual!