Os cosméticos veganos vieram para agradar a um público que tem muita dificuldade em encontrar produtos livres de qualquer substância animal. Quem é vegano não consome nada que tenha partes animais na composição  por exemplo: sapatos, roupas ou bolsas de couro estão fora de questão.

Ser vegano é quase um estilo de vida e, diferente do que alguns acreditam, é diferente de ser vegetariano. Quem é vegetariano só não come carnes de nenhum tipo. Já quem é vegano também não consome leite e derivados e nenhum outro item de origem animal.

Aqui entram os cosméticos veganos, ideais para quem quer se cuidar, mas não deseja aproveitar dos animais. Veja, neste post, quais são os cosméticos veganos e como adquirir os produtos fazendo uma boa escolha. Vamos lá!

O que são cosméticos veganos?

Estamos falando de produtos que não possuem substância de origem animal. Além disso, esse tipo de cosmético não é testado em animais. Ao consumir mais desses produtos, você consegue enfraquecer a indústria de cosméticos que não respeita os animais.

Qual é a diferença entre um item orgânico e um vegano?

Bom, você já sabe do que se trata um cosmético vegano. Para entender essa diferença, você precisa conhecer o significado de um cosmético orgânico.

Quando é informado na embalagem que aquele item é orgânico, significa que ele usa matérias-primas certificadas e que foram produzidas com base na sustentabilidade — por exemplo, uma substância que foi extraída de uma árvore de reflorestamento.

No entanto, isso não significa que produtos orgânicos não tenham substâncias de origem animal. O diferencial, nesse caso, é que os recursos naturais são utilizados de forma sustentável.

Como escolher o seu cosmético vegano?

Quem é vegano costuma ter muita dificuldade em encontrar produtos do tipo. Outra dificuldade é saber se o nome “vegano” na embalagem não é apenas uma estratégia de vendas. Ele quer ter a certeza de que realmente não há nenhum produto de origem animal na composição.

Para ajudá-lo a fazer uma boa escolha e a não cair em armadilhas, listamos abaixo algumas dicas:

Fique de olho na embalagem

Não basta ver se, na embalagem, existe o nome “vegano”. Aproveite o seu smartphone e entre na internet para fazer uma pesquisa sobre a marca: descubra se ela faz testes em animais. Também, analise a composição do produto que pretende comprar e pesquise sobre cada um deles para saber se, de fato, há ou não produtos de origem animal ali.

Busque online

As lojas online costumam ter mais opções de cosméticos veganos — e comprar sem precisar sair de casa é bem melhor. Além disso, as informações sobre a marca e a composição do produto costumam já estar disponíveis. Outra vantagem é poder escolher a loja que está com o preço do produto e do frete mais em conta.

Pesquise sobre a marca

A pesquisa sobre a marca deve ser mais profunda. Você precisa conhecer quais os valores que ela possui e que deseja passar para o público. Procure por reportagens e eventos, e faça uma boa pesquisa para descobrir se aquela loja realmente respeita os animais.

A Gállica é uma farmácia de manipulação que vende cosméticos veganos. É uma empresa séria e bastante confiável. Você mesmo pode conferir, em nosso site, um guia completo sobre a matéria-prima que é utilizada na produção dos cosméticos veganos.

Gostou do artigo? Então conheça todos os nossos produtos veganos e compre sem precisar sair de casa!