Você está pensando em como cuidar melhor de seus pés? Afinal, são eles que sustentam o corpo o tempo todo, mas muitas vezes acabam ficando esquecidos, não recebendo a devida atenção, talvez por estarem cobertos na maioria das vezes. Uma grande preocupação é o pé ressecado que, por não possuir glândulas sebáceas, torna-se mais vulnerável a essa condição.

Se esse é seu problema, vamos ver a seguir 5 preciosas dicas que acabarão de vez com esse problema! Confira:

1. Esfolie semanalmente

Nada melhor que começar os cuidados com uma boa esfoliação, procurando remover todo o material ressecado. Com uma boa lixa, ou mesmo aparelho apropriado, habitue-se a esfoliar seus pés uma vez na semana — isso já será o suficiente para melhorar muito a aparência.

Você pode fazer isso após deixá-los de molho por alguns minutos ou até mesmo durante o banho. Lembre-se também de tomar cuidado com a temperatura da água, bem como o tempo de permanência no banho. Temperaturas muito elevadas, por exemplo, acentuam o ressecamento.

2. Hidrate o pé ressecado

Procure manter como hábito a utilização de cremes hidratantes em todo seu pé diariamente. Isso pode ser feito após o banho, mas não esqueça de secá-los bem, principalmente entre os dedos, para evitar a proliferação de fungos, vindos do acúmulo de umidade.

Em seguida, passe o hidratante, massageando suavemente seus pés em movimentos circulares, até a absorção total. Dê preferência a produtos à base de ureia — mas vale ressaltar que o uso é recomendando apenas se o pé estiver ressecado e não com fissuras, pois isso poderá causar ardência.

3. Proteja os pés

Após a hidratação, uma ótima dica é utilizar meias de algodão, porque isso potencializará o efeito do produto. Caso prefira uma hidratação ainda mais intensa, pode envolver seus pés em papel filme durante a noite. No dia seguinte você observará que seus pés já estarão macios, hidratados e com uma aparência mais saudável.

4. Não ande descalço

Deve-se evitar o contato do pé diretamente com o chão, pois isso causa um atrito muito grande, fazendo com que a pele dessa região engrosse cada vez mais para se defender dessa agressão.

Além disso, também é importante evitar a utilização de chinelos e rasteirinhas no dia a dia que, por deixarem os pés mais expostos, acabam ocasionando o mesmo problema. Por fim, vale ressaltar que a escolha de calçados mais confortáveis tornará os pés mais macios, pois eles se sentirão mais protegidos.

5. Tome água

Como assim tomar água ajuda nos pés ressecados? Isso mesmo: pessoas que não ingerem a quantidade suficiente de água têm a pele mais ressecada — consequentemente, os pés também. Por isso, procure tomar um mínimo de dois litros de água diariamente, contribuindo assim para a sua saúde e para a saúde de seus pés

Quando os pés estão muito ressecados, talvez o resultado demore um pouco mais a aparecer, por isso você deverá ter paciência, além de ter persistência na aplicação dessas dicas. Se desistir, o problema certamente retornará e todo o progresso será perdido. Seguindo essas dicas e fazendo delas um hábito, pode ter certeza que seu problema com pé ressecado será algo do passado. Você e seus pés vão arrasar!

Esperamos ter ajudado com essas dicas. Deixe seu comentário no post, vamos adorar saber a sua opinião e resultados!