Quem não quer ter unhas bonitas e, acima de tudo, saudáveis? Muitas mulheres sofrem com unhas fracas, que quebram a todo instante, o que pode, inclusive, causar dor quando isso acontece em uma região próxima à pele. É por isso que estamos aqui para ajudá-la a fortalecer unhas.

Vejamos agora um pouco mais sobre o assunto e dicas de como você pode deixar as suas unhas mais fortes, saudáveis e bonitas!

Quais as principais causas das unhas fracas?

O primeiro passo é descobrir a causa das unhas fracas. Pode ser, por exemplo, uma alimentação pobre em nutrientes como vitaminas e, principalmente, proteínas. Afinal de contas, as unhas são feitas de queratina, uma proteína. Assim, quanto mais você consome proteínas, mais fortes as unhas ficam.

Entre as principais causas das unhas frágeis também está anemia, hipotireoidismo, desnutrição, acetona ou removedor de esmalte frequente, contato com produtos de limpeza e fungos.

Agora que já sabemos quais as principais causas das unhas fracas, vejamos agora como cuidar bem das unhas para deixá-las mais fortes!

Como fortalecer as unhas?

1. Use esmaltes apropriados

Algumas pessoas possuem alergia a certos produtos químicos presentes nos esmaltes, como o formaldeído e o tolueno. Por isso, antes de comprar ou usar um esmalte, verifique a sua composição química no rótulo.

2. Evite remover a cutícula

A cutícula funciona como uma espécie de tecido protetor da unha, portanto, o ideal é não removê-la. Na hora de pintar, você pode empurrar a cutícula para baixo e passar o esmalte. Sem a cutícula, fica mais fácil a entrada de fungos e outros agentes danosos nas unhas e nos dedos.

3. Hidrate

Sim, as unhas também precisam de hidratação, pelo menos, uma vez por semana. Para isso, você nem precisa comprar um produto específico. É possível utilizar o hidratante corporal com uma gota de óleo de amêndoas e aplicar fazendo movimentos circulares.

Além de deixar a unha mais forte, esse hábito também permite que o esmalte fique por mais tempo nas unhas.

4. Use luvas

O contato com produtos de limpeza, como o detergente, pode enfraquecer as unhas. Por isso, o melhor a fazer é utilizar sempre luvas. Dessa forma, as suas mãos não entram em contato com esses produtos que enfraquecem as unhas.

5. Cuide da alimentação

Para fortalecer unhas, obviamente, você precisa de uma alimentação adequada. Um nutriente que deve estar presente e em abundância na sua dieta é o zinco. Ele está em diversos alimentos, especialmente nos frutos do mar, como ostras e camarão. Mas é possível encontrá-lo em ingredientes mais comuns — na gema do ovo, no amendoim, no leite, entre outros.

Além da alimentação, você também pode adquirir produtos específicos para fortalecer as unhas. Eles são fáceis de encontrar, por exemplo, nas farmácias de manipulação.

Como você pôde ver, fortalecer unhas não é uma tarefa quase impossível ou improvável de dar certo. O que precisa ser feito é apenas a mudança de alguns hábitos do dia a dia e acrescentar outros.

Quer mais praticidade para deixar as unhas suas fortes e saudáveis? Então descubra quais suplementos podem ajudá-la nisso!