Para manter a saúde em dia são necessários alguns cuidados, dentre eles ter uma boa noite de sono é essencial. Mas é comum algumas pessoas reclamarem que não conseguem dormir bem ou que sofrem de insônia. Pensando nisso, criamos este post com algumas dicas de como dormir melhor para ajudar a aumentar sua qualidade de vida. Confira!

Consuma chás e alimentos específicos

Aquela dica de vó para beber chá morno antes de dormir funciona sim. Isso porque os chás como camomila, erva cidreira e erva doce auxiliam no relaxamento do corpo, fazendo o sono vir com maior facilidade.

No caso dos alimentos específicos, aposte nos que são ricos em nutrientes como tripofano, melatonina, cálcio e magnésio. Eles auxiliam na produção de hormônios responsáveis pelo sono. Dentre eles estão peixes, ovos, nozes e leguminosas.

Tente adequar o ambiente

Uma das maiores causas de quem sofre de insônia é o ambiente em que está inserido. Muitas vezes um barulho, luminosidade ou mudanças de temperaturas podem atrapalhar e impedir que a pessoa tenha uma boa noite de sono.

Por isso, adequar o ambiente pode ser um passo importante antes de dormir. Algumas dicas para que isso aconteça são:

  • Apague todas as luzes e certifique-se de que o quarto está completamente escuro. Quando não há luminosidade, fica mais fácil entrar no estado REM (fase mais profunda do sono);
  • Desligue qualquer aparelho que faça barulho como televisão, rádio ou celular que possam atrapalhar e impedir que você durma;
  • No caso das alterações de temperatura, uma dica é investir em um aparelho que ajuda a controlá-la como ar condicionado ou aquecedor. Assim o sono vem com mais facilidade;
  • Outro ponto importante é o colchão e travesseiro, que podem impedir uma noite de qualidade. Por isso, caso seja necessário, procure produtos que sejam ideais para você.

Ouça músicas relaxantes

Pode parecer controverso falar para desligar todos os aparelhos que façam barulho e indicar escutar músicas relaxantes. Mas, diferente dos sons normais, esse tipo de música auxilia no relaxamento do corpo e ajuda a pegar no sono com facilidade

O motivo é porque esse tipo de música é benéfica para a saúde. Atualmente, já é fácil encontrar playlists produzidas especialmente para dormir ou relaxar.

Cuide da alimentação e faça exercícios 

Manter hábitos saudáveis ao longo do dia pode ajudar a dormir melhor à noite. Para isso, mantenha uma alimentação balanceada com frutas, legumes e cereais. A ingestão de alimentos pesados e gordurosos atrapalha a digestão e, consequentemente, o sono. Outra dica é praticar atividades físicas ao longo do dia, liberando energia e cansando a corpo.

Existem mais algumas dicas que podem ajudar a dormir bem à noite, como evitar bebidas com cafeína (refrigerante, café, chá preto) e álcool, pelo menos duas horas antes, e tomar um banho relaxante. Para quem sofre com insônia com frequência, é importante procurar um especialista. Ele pode recomendar cápsulas para ajudar com o problema, como a 5 HTP 100MG 60 CAPS, que ajuda na produção de serotonina.

E aí, o que achou das nossas dicas de como dormir melhor? As informações foram úteis? Aproveite e compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso a essas orientações.