A TPM (tensão pré-menstrual) é um assunto delicado que interessa às mulheres e também aos homens que convivem com suas parceiras durante esse período. Esse fenômeno consiste em uma série de sintomas físicos e psicológicos que se manifestam entre uma a duas semanas antes da chegada da menstruação e desaparecem logo após o seu início.

As mulheres costumam sofrer nesse período (algumas com bastante intensidade aliás) e não sabem exatamente como aliviar os sintomas da TPM. Entretanto, não há motivos para pânico. Com as nossas dicas, os sintomas podem ser tratados e minimizados e podem até desaparecer se as recomendações forem seguidas com seriedade.

Conheça agora quatro dicas de como aliviar os sintomas da TPM. Acompanhe!

Quais são os principais sintomas da TPM?

A TPM pode se manifestar por meio dos seguintes sintomas:

  • inchaço no corpo;
  • ganho de peso;
  • mudança de apetite;
  • aparecimento de acne;
  • alterações frequentes de humor;
  • irritabilidade e ansiedade;
  • vontade de chorar sem motivo;
  • cansaço;
  • dor nos seios e nas costas;
  • intestino preso;
  • batimentos cardíacos acelerados;
  • diminuição na libido;
  • insônia;
  • dores de cabeça etc.

Como aliviar os sintomas da TPM?

Se os sintomas forem suportáveis, você não precisa se entupir de remédios para aliviar um simples desconforto comum no período. Por isso, aposte em soluções naturais que podem surtir efeitos positivos e até eliminar os sintomas por completo.

Separamos quatro dicas de como aliviar os sintomas da TPM. Confira.

1. Faça atividades físicas

A atividade física moderada nesse período alivia as dores da cólica e libera substâncias químicas benéficas, como as endorfinas, que fazem bem para o corpo e a mente e trazem uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Por isso, aposte em caminhadas leves, yoga, ciclismo e hidroginástica, por exemplo. Mas evite atividades pesadas, pois elas podem intensificar os sintomas.

2. Tenha hábitos alimentares saudáveis

Assim como a atividade física, alguns alimentos têm o poder de aliviar e prevenir os sintomas da TPM. Por isso, invista em:

  • vegetais verdes
  • alimentos ricos em cálcio (leite, queijo, iogurte etc);
  • alimentos ricos em fibras (banana, batata-doce, quinoa, pera, brócolis etc);
  • grãos (lentilha, linhaça etc);
  • peixes, pois são ricos em gorduras ômega-3;
  • abacate.

Por outro lado, existem alimentos que pioram os sintomas da TPM e devem ser evitados, como os relacionados a seguir;

  • alimentos que tenham gorduras trans e hidrogenadas
  • alimentos alérgenos em potencial, como glúten e lactose;
  • xarope de milho;
  • alimentos ricos em açúcar refinado;
  • sal em excesso (causa retenção de água e inchaço);
  • cafeína (é um desidratante natural);
  • álcool etc.

3. Beba chás

Comercialmente, as plantas medicinais são coletadas e disponibilizadas na forma de extratos, que são comercializados nas farmácias de manipulação. Nesse rol, estão os fitoterápicos como a Amora e que são grandes aliados na prevenção e alívio da TPM.

Um bom exemplo são os produtos como o Nat Femme, óleo de linhaça, óleo de prímula, óleo de borragem, vitaminas e minerais, que atenuam os sintomas pré-menstruais.

4. Beba muita água

A ingestão de água pura é a melhor maneira de eliminar as toxinas e o sal do nosso corpo e de purificar o organismo. Por isso, tenha o hábito de beber cerca de três litros de água por dia. Dentre tantos benefícios, você verá melhoras nos sintomas da TPM.

Existem vários métodos de como aliviar os sintomas da TPM de forma natural e simples. É preciso ter em mente que esse é um processo biológico do corpo. Contudo, se estiver sofrendo dores mais fortes, poderá ser necessária a prescrição de remédios. Nesse caso, agende uma consulta com o seu médico ginecologista com urgência.

Você sofre com o desconforto da TPM e quer tratá-lo de forma eficiente? Então, além de seguir as dicas que deixamos neste post, aproveite para conhecer o composto Nat Femme e dê adeus à tensão pré-menstrual!