As estrias são cicatrizes formadas quando existe a destruição das fibras colágenas e elásticas da pele causada pelo seu esticamento. Entender os motivos que levam ao aparecimento delas pode ajudar na prevenção.

As razões mais comuns para o seu desenvolvimento são a mudança de peso o “efeito sanfona”, gravidez, alterações hormonais, musculação quando o aumento muscular força as fibras que se rompem, genética e corticoides que parecem ajudar na redução da elasticidade da pele .Como a estria é um desgosto que pode afetar a autoconfiança de muitas pessoas, é importante saber como impedi-las.

Em geral, as estrias são mais comuns no quadril, abdômem, braços, seios e região lombar. Por enquanto, não existe cura para elas, mas já existem produtos e tratamentos disponíveis que conseguem suavizar e deixar essas linhas menos evidentes. Para prevenir o seu aparecimento, é muito importante manter uma alimentação rica em proteína e colágeno, manter a pele hidratada e beber muita água.

Neste post, vamos apresentar quais são os estágios da estria e dar 4 dicas para ajudar na prevenção. Confira!

Quais são os estágios das estrias?

Uma dúvida comum sobre elas fica por conta da sua coloração, que mostram os estágios da estria:

  • 1° estágio:  apresenta cor avermelhada que é a consequência do processo inflamatório provocado pela destruição das fibras. São as estrias vermelhas. Quando estiver neste estágio, procure o mais breve um dermatologista, nesta fase é ideal de serem tratadas, ele poderá indicar qual o melhor tratamento.

  • 2° estágio: passam de vermelhas para esbranquiçadas e abrilhantadas, significando que  o processo já está estabelecido formando uma cicatriz. Já existem tratamentos que podem ajudar ameniza-las, procure um profissional da área habilitado para saber mais.

Como prevenir e acabar com as estrias?

Veja abaixo, algumas dicas para prevenir as estrias.

1. Consuma alimentos saudáveis

Essa pratica já é conhecida, mas poucas pessoas possuem este hábito. Consuma mais alimentos com alto índice  de proteína, alimentos ricos de vitamina A que ajudam no processo de crescimento da pele. Alguns alimentos que contém estes nutrientes são encontrados na natureza, nos alimentos de origem animal (fígado, leite, ovos, óleo de peixe) e nos alimentos de origem vegetal (vegetais folhosos verde-escuros, legumes e frutas amarelados e/ou verde-escuros).

Tente evitar os produtos comestíveis com altos níveis de gordura, açúcar ou alimentos industrializados. Eles se acumulam no abdômen e no quadril, causando inflamações que podem originar as estrias. Manter uma dieta rica em fibras, minerais e colágeno é ótimo para a saúde da pele e podem melhorar o seu aspecto de forma surpreendente! 

2. Beber bastante água

Se você quer prevenir estrias beba muita água, o recomendado seria no mínimo dois litros de água. O primeiro órgão que desidrata é a pele, pois constantemente está exposta a agressões como o sol. A água é essencial para restaurar a elasticidade da pele e ajudar seu corpo a produzir as fibras necessárias. Aliás a água é muito importante para funcionamento de outros orgãos do corpo. Torne esse hábito constante, beba água!

Pensando em você, vamos dar uma dica para ajudar no consumo de pelo menos o que é recomendado. Acrescente frutas ou ervas na água para que fique com um sabor diferente e agradável. Coloque pedacinhos, amasse-as e pode colocar as cascas também, além de hidratar são fonte de vitaminas. Pode-se se fazer com várias frutas como abacaxi, cascas de laranja, limão, morango, uvas e ervas pode-se usar capim cidreira, hortelã, cravo e canela em pau.

3. Use cremes

Para manter a pele bem hidratada, use cremes. Dentre as características da pele seca, pode-se observar: descamação, fissuras, tensão e vermelhidão. No mercado hoje, exitem produtos hidratantes que restauram condições irregulares para manter a pele em bom estado. A área dermatológica, através das pesquisas de novos ativos hidratantes, têm lançado ativos eficientes, capazes manter a pele hidratada por mais tempo e que podem auxiliar na prevenção das estrias. 

4. Aumente a produção de colágeno

A dica é, aumente o consumo de alimentos ricos em vitamina C. Citamos alguns destes, as frutas como acerola, caju, limão, abacaxi, kiwi, morango e pêssego. Esta vitamina C é importante na síntese do colágeno, quer dizer, ajudam na produção de colágeno, além de ser um ótimo antioxidante e na cicatrização de feridas.

Existe outra forma de adquirir colágeno, que é através de suplementos nutricionais que oferecem benefícios para pele, unha, cabelo e articulações, através de alguns tipos de colágeno. Há vários tipos de colágenos, então consulte um profissional habilitado para saber qual tipo será melhor ser consumido.

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais?  Veja outros que preparamos sobre beleza, alimentação saudável e muitos mais.

Quer saber mais?  Confira nossa linha completa de produtos para o corpo!