Combater a ansiedade não é algo fácil, mas com o devido acompanhamento profissional e mudanças nos hábitos alimentares é possível promover mudanças significativas e ter uma vida melhor. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 9,3% de pessoas no Brasil apresentam sintomas dessa doença psiquiátrica. É considerada a maior taxa do mundo pela organização.

Portanto, esse é um assunto que precisa ser constantemente debatido e desmistificado. A ansiedade é uma doença como qualquer outra e que precisa de medicação e acompanhamento profissional tanto do psiquiatra quanto do psicólogo.

Mas sabia que existem alimentes capazes de piorar o quadro? É por isso que o nutricionista também pode ajudar no tratamento, passando uma dieta balanceada e de acordo com as suas necessidades. Se você quer combater a ansiedade, procure não exagerar no consumo de:

1. Alimentos que contenham xarope de milho

O milho é um alimento saudável e muito consumido no Brasil, especialmente no período junino. Porém, o xarope de milho pode trazer prejuízos para a nossa saúde, principalmente se você sofre de transtorno de ansiedade. Essa substância tem uma alta taxa de glicose, o que pode potencializar os sintomas da doença.

Uma dieta rica em açúcares prejudica a forma como o nosso cérebro responde ao estresse e, assim, afeta também a ansiedade. Outro problema relacionado é o ganho de peso. Comer para se sentir melhor (por conta da liberação de serotonina) pode se tornar um círculo vicioso e piorar o transtorno.

2. Café

O café é rico em cafeína, um poderoso estimulante do sistema nervoso e que altera a maneira como respondemos a determinados estímulos no dia a dia. Essa substância aumenta os níveis de cortisol, um hormônio diretamente relacionado ao estresse, deixando a pessoa ainda mais ansiosa.

3. Refrigerante diet

Muitas dessas bebidas contêm cafeína que, como dissemos, estimula o sistema nervoso. Além disso, elas têm uma quantidade concentrada de adoçantes artificiais que podem interferir diretamente na produção de serotonina (neurotransmissor que promove o bem-estar), reduzindo a síntese. Por exemplo, o aspartame, principal adoçante artificial utilizado nos refrigerantes, pode piorar os sintomas da ansiedade.

4. Ketchup

Muita gente acredita que o ketchup é relativamente saudável por conter molho de tomate. O problema é que a grande maioria deles não leva tomate em sua composição e ainda é rica em xarope de milho, além de conservantes. Esse “molho” altera rapidamente as taxas de açúcar na corrente sanguínea, piorando assim a ansiedade.

5. Álcool

O álcool costuma estar associado a momentos de relaxamento e descontração entre os amigos. No entanto, a presença dele em grandes quantidades no seu dia a dia e no longo prazo pode causar o efeito inverso, deixando-o ainda mais ansioso.

Como você pôde perceber, existem diversos alimentos que podem prejudicar não apenas a sua saúde de uma forma geral, como também os transtornos emocionais. Combater a ansiedade não é algo que se faz da noite para o dia. Mas saiba que, com uma orientação adequada, você pode ter uma vida muito melhor.

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