Conheça 8 alimentos que podem causar celulites

As temidas celulites podem ser causadas por vários fatores: dentre eles, excesso de peso, sedentarismo ou genética. Além disso, existem alimentos que causam celulites e devem ser evitados em prol da melhoria do aspecto da pele.

Deixar de consumi-los é tão benéfico quanto fazer uso de produtos estéticos e de suplementos para emagrecer, pois essa atitude ajuda a reduzir as celulites já existentes e a prevenir o aparecimento de novas.

Então, para ajudar você a evitar esses furinhos indesejados ou reduzir a aparência deles, listamos oito alimentos que devem ser eliminados do seu cardápio. Saiba que, ao mudar alguns hábitos e tornar-se mais saudável, sua pele ficará muito mais bonita!

O que é a celulite?

Antes de citarmos quais os alimentos podem causar os indesejáveis furinhos, explicaremos o que é a celulite. Ela é, na verdade, uma inflamação crônica que provoca uma alteração na pele causada pelo o acúmulo de gordura, toxinas ou água. 

Ou seja, as células ficam cheias e, por isso, causam aquele aspecto de ondulações na pele, o que muita gente chama de “casca de laranja”. Com isso, dá para perceber que esse problema está bastante ligado ao que colocamos em nosso organismo. 

Quais alimentos que causam celulite?

1. Açúcar branco

açúcar branco é um grande vilão da saúde. Além de não oferecer nutrientes para o organismo e conter apenas “calorias vazias”, ele contribui para o aumento de peso, o que leva ao aparecimento de celulites.

Dessa forma, substitua-o por açúcar mascavo, que é rico em cálcio, ferro, potássio e manganês, ou por mel de abelha.

2. Carboidratos refinados

Alimentos refinados, como arroz branco e farinha de trigo branca, têm um alto índice glicêmico, ou seja, elevam o nível de açúcar no sangue. Ingeridos em excesso, causam aumento de peso e celulites.

Porém não é só pelo fato de engordar que eles são temidos por quem deseja melhorar o aspecto da pele. Os carboidratos refinados não são bem digeridos pelo nosso corpo e ocasionam a acumulação de toxinas que podem se transformar em celulites.

Então, em vez de consumir carboidratos refinados, dê preferência a carboidratos integrais.

3. Sal refinado

O sal refinado também é um alimento que causa celulite. Ele contém apenas cloreto de sódio, substância responsável pela retenção de líquidos e pela má circulação. Os quilos a mais causados pelo inchaço afetam a nutrição das células, inflamando-as e contribuindo para o surgimento de celulites.

Por isso, substitua esse vilão por sal marinho ou sal do Himalaia, que são ricos em minerais e oligoelementos. Tente usar outros temperos no preparo dos alimentos, como salsinha, cebolinha, alho, cebola, pimenta, curry e cominho. Ah, evite também alimentos industrializados, pois eles são ricos em sódio.

4. Refrigerante

O velho conhecido de quem tem celulite não ficaria de fora da nossa lista, afinal, ele contém quantidades significativas de açúcar e sódio que, como vimos, são grandes vilões da pele.

Ele também tem aditivos químicos, corantes e conservantes que “roubam” os nutrientes das células, deixando-as mais frágeis. Isso certamente é um prato cheio para o surgimento dos furinhos!

Sendo assim, afaste-se do consumo de refrigerante e procure substituí-lo por águas aromatizadas e sucos naturais.

5. Alimentos fritos

Quando esquentamos a gordura em alta temperatura para fritar os alimentos, ela libera substâncias tóxicas para o nosso organismo. Aliás, todos os alimentos fritos apresentam um alto teor de gorduras que, em geral, são de má qualidade.

Além disso, alimentos fritos com óleo reutilizado podem fazer muito mal à saúde, sem contar que engordam bastante. Portanto, fuja de frituras e, dê preferência, alimentos grelhados, refogados, feitos no vapor ou no forno.

6. Adoçantes artificiais

Os adoçantes artificiais também estão entre os alimentos que causam celulites. Por meio de uma pesquisa, constatou-se que bebidas diet contribuem para o aumento da cintura e para o crescimento da gordura localizada.

Diante disso, o ideal é evitar os adoçantes artificiais. Se por questões de saúde você necessitar fazer uso de adoçantes, prefira os naturais e consuma-os em pequenas doses.

7. Cafeína

Às vezes, aquele cafezinho no início da manhã ou depois do almoço nos ajuda a mandar a preguiça embora e fica difícil recusá-lo. No entanto, saiba que cafés e chás têm muita cafeína. Em excesso, eles causam desidratação no corpo.

Com isso, a circulação sanguínea fica comprometida e pode levar a um aumento da celulite. Se quiser evitar ao máximo o surgimento dos incômodos furinhos, evite cafeína em excesso e não beba mais de duas xícaras de café por dia. 

8. Álcool

As bebidas alcoólicas têm um efeito contrário no nosso organismo em relação à cafeína. Ou seja, o consumo de álcool em excesso pode causar uma retenção de líquidos, além de prejudicar a circulação sanguínea.

O acúmulo de águas nas células, como vimos aqui, é uma das causas para o surgimento da celulite. Além disso, o álcool se transforma em gordura pelo fígado no nosso corpo. Com isso, tendemos a acumular essa gordura, o que também contribuirá para alterar o aspecto de pele. Por essa razão, beba com moderação e deixe o brinde para os momentos especiais. 

Como combater a celulite?

Quando pensamos no combate a celulite, é preciso levar em conta que diferentes fatores podem contribuir para o surgimento dela. Por isso, não dá para pensar em uma solução isolada para o problema, mas sim para um conjunto de medidas.

Evitar os alimentos acima é a primeira delas. Se não for possível cortar totalmente da sua dieta, tente, ao menos, diminuir o consumo de produtos industrializados, de sal, de açúcar, de gordura e de cafeína. Lembre-se de sempre investir em uma alimentação balanceada, ricas em vitaminas e minerais. 

Além da alimentação, é preciso ter em mente que o nosso organismo precisa se exercitar. Por isso, encontre aquela atividade física que mais agrada e faça um compromisso consigo. Você também pode adicionar movimentos que ajudam no combate à celulite, como agachamentos. Inclua exercícios na sua rotina, pelo menos, três vezes na semana. 

Também não se esqueça de beber bastante água, pois ela ajuda a eliminar toxinas, reduzir o inchaço no organismo e auxilia no processo de absorção de nutrientes. A água é muito importante para garantir o aspecto saudável da pele. A recomendação diária dos nutricionistas é de dois litros. 

Resumindo

Por fim, com uma dieta equilibrada e a prática regular de atividade física, você pode fazer uso de cremes e procedimentos estéticos para celulite e tratamentos para completar o conjunto de ações para diminuir com os indesejáveis furinhos. Cremes à base de cafeína podem ser bons aliados, uma vez que a substância ajuda no estímulo da síntese de colágeno e outros componentes que deixam a pele mais firme. 

Como você pôde perceber, existem vários alimentos que causam celulites. Todavia você pode deixar de ingeri-los e substituí-los por outros mais saudáveis, acompanhados de bastante água, suplementos — que aceleram o metabolismo —, frutas e verduras.

Se você gostou do nosso post, compartilhe-o nas suas redes sociais e divida essas dicas com outras pessoas!

Visite nossas redes sociais e o site www.gallica.com.br

banner entrar contato whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *