A queratose pilar, também conhecida como bolinhas nos braços, é uma condição comum da pele que pode provocar manchas pequenas e ásperas, parecidas com acnes e que pode aparecer nos braços, bochechas, nádegas e coxas.

As bolinhas podem variar de tonalidade de acordo com a pessoa, podendo ser vermelha, esbranquiçada ou marrom e não costumam doer ou coçar.

Esse problema é uma condição genética, mas pode ser agravada também em peles que apresentam tendência a manifestações alérgicas, como rinite, bronquite e asma ou ao ressecamento. Além disso, outros fatores podem contribuir, como a desidratação da pele e o uso de roupas muito apertadas.

Neste post, vamos explicar como você pode acabar com o problema das bolinhas nos braços. Confira!

Como prevenir a queratose pilar?

Como o problema é causado por uma alteração genética na produção de queratina nos folículos pilosos, não é possível prevenir, mas alguns cuidados podem ser tomados para controlar a queratose pilar, como:

  • evitar usar roupas apertadas, já que o excesso de atrito pode piorar o problema;
  • usar protetor solar diariamente e evitar a exposição do sol;
  • manter a pele bem hidratada, de preferência com cremes que apresentam ureia em sua composição.

Como é feito o diagnóstico?

Ao notar as bolinhas nos braços, que são facilmente identificáveis, o indivíduo deve procurar um dermatologista. Ele será capaz de identificar a queratose pilar por meio de um simples exame físico. No entanto, não é incomum que essa doença seja confundida com foliculite, pelos encravados ou acne, o que pode dificultar o diagnóstico.

Em alguns casos, as bolinhas nos braços dispensam tratamento médico, podendo desaparecer sozinha. Entretanto, é recomendado procurar ajuda médica para que as possibilidades de tratamento possam ser avaliadas, principalmente nos casos em que as pessoas se preocupam com a aparência da pele.

Quais são os principais tratamentos?

O tratamento para a queratose pilar é feito por meio de loções queratolíticas, como o ácido salicílico, hidratantes e retinoides. No entanto, ainda não existe um tratamento que seja capaz de melhorar significativamente os sintomas.

A maioria das opções suavizam os depósitos de queratina da pele. Porém, nenhum pode acabar definitivamente com o problema. Entretanto, os tratamentos podem suavizar bastante o aspecto das bolinhas.

Esfoliação

Quando a pele é esfoliada, são retiradas as células mortas que atrapalham a sua saúde. Por isso, o banho com sabonetes esfoliantes pode ser uma boa opção. Além disso, as esponjas de banho podem ajudar a remover células mortas. Entretanto, é importante não usar buchas, porque são muito abrasivas e podem piorar o problema.

Hidratação

Assim como a esfoliação, a hidratação também é fundamental para o tratamento. Logo, é importante usar loções queratolíticas a base de ácido salicílico e ureia. O ácido salicílico é um ativo biossintetizado do aminoácido fenilalanina, e apresenta ação microbiana e queratolítica.

A ureia consegue atravessar a camada de células mortas e penetrar profundamente na pele, aumentando, assim, a capacidade de hidratação da derme. Por isso, loções queratolíticas são bastante recomendadas para o tratamento do problema.

A queratose pilar é um problema bastante comum e que pode provocar incômodos. Por isso, se você desconfia que apresenta a doença, não deixe de marcar uma consulta com um dermatologista. Ele poderá realizar o diagnóstico corretamente e indicar os melhores tratamentos para as bolinhas nos braços.

Gostou desse conteúdo? Você tem alguma dúvida ou quer conhecer os nossos produtos? Então entre em contato com a nossa empresa. Será um prazer atendê-lo!