A acne é um problema bastante comum na pele e que afeta muitas pessoas, principalmente os adolescentes. No entanto, ela pode aparecer em pessoas de qualquer idade, causando muito desconforto. Esse problema ocorre quando os folículos pilosos ficam obstruídos por sebo e células mortas, que acabam causando uma inflamação. Assim, a pele com acne tende a ser mais oleosa e sensível.

O aumento da oleosidade pode ser em função da alimentação inadequada, utilização de determinados medicamentos, fatores hormonais e o uso equivocado de cosméticos. Logo, os poros ficam entupidos e, se houver colonização de bactérias, as espinhas podem surgir.

Neste post, ensinaremos como cuidar da pele com acne e como se livrar desse incômodo. Confira!

Mantenha a rotina de limpeza

A limpeza é essencial para a remoção de impurezas externas e, até mesmo, secreções internas. Ela pode evitar o entupimento e a obstrução de glândulas sebáceas.

É recomendável limpar o rosto duas vezes ao dia, uma antes de dormir e a outra ao acordar. Lave com água fria e use um sabonete específico, preferencialmente que contenha enxofre ou ácido salicílico. Isso ajudará a controlar o excesso de oleosidade ao retirar as impurezas que podem piorar a acne já existente.

Use cremes hidratantes adequados

A hidratação é muito importante para conseguir uma pele firme e esticada, por isso, ter acne não elimina a necessidade de uma hidratação da pele. O segredo é optar por um creme hidratante de acordo com o seu tipo de rosto e específico para o controle da oleosidade.

O ideal é o uso de sérum próprio para pele oleosa, geralmente hidratantes que apresentam um efeito matificante. Alguns contêm ácido salicílico ou peróxido de benzoíla, que reduz a oleosidade e as bactérias.

Utilize produtos para combater o problema

Para tratar a pele com acne, é preciso escolher os cosméticos certos. Assim, você pode optar por usar loções secativas sem álcool e que contenha propriedades anti-inflamatórias.

Além disso, o uso do protetor solar é muito importante. Logo, escolha aquele que apresenta formulações mais leves e que controlem a oleosidade. Tanto o calor quanto o sol em excesso podem estimular o funcionamento das glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade da pele.

Esfolie o rosto

Para manter o cuidado, é preciso esfoliar o rosto por, no mínimo, duas vezes por semana. O esfoliante auxilia na remoção de células mortas, limpando e renovando a pele. Ele assegura a remoção da camada mais superficial, deixando uma aparência mais suave.

Com o excesso de sebo, a esfoliação é essencial para a limpeza mais aprofundada, evitando a acumulação de impurezas e o aparecimento de novas espinhas. Após a esfoliação, use um tônico adstringente para aprofundar ainda mais a limpeza.

A pele com acne necessita de cuidados especiais para evitar e controlar o excesso de oleosidade. Dessa forma, não deixe de marcar uma consulta com um dermatologista para que ele indique os melhores tratamentos que possam controlar o problema, assim como as cicatrizes.

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais? Então confira a partir de que idade você deve se preocupar com a saúde da pele!