O colágeno é uma proteína muito importante no organismo, pois é responsável por proporcionar a elasticidade necessária para a pele. Ele ajuda a manter músculos, ossos e tendões com boa mobilidade, além de ser o responsável por deixar os cabelos brilhantes e as unhas fortes. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas se colágeno é bom, devido aos mitos que se espalham.

A proteína é produzida naturalmente pelo organismo, mas pode ser encontrada em cápsulas, alimentos de origem animal, suplementos e cremes. Assim, na ânsia por prevenir celulites, estrias e melhorar a elasticidade da pele, muitos têm feito mau uso dos cosméticos que apresentam a substância.

Neste post, vamos apresentar três mitos e três verdades sobre o colágeno que você precisa conhecer. Confira!

Mitos

Consumir colágeno engorda

O colágeno apresenta calorias, mas não em quantidade suficiente para provocar um ganho de peso. Ao contrário do que muitos pensam, o consumo da substância pode provocar a sensação de saciedade e, assim, ajuda a perder peso.

O corpo não absorve o colágeno dos alimentos

O nosso corpo é capaz de absorver qualquer tipo de colágeno. No entanto, em alimentos como gelatina e mocotó ele é encontrado em sua forma natural, o que pode dificultar a sua absorção.

Outro ponto importante é que a gelatina contém conservantes, açúcar e outros aditivos que fazem mal à saúde.

Somente as mulheres precisam de colágeno

O colágeno está presente no organismo de mulheres e homens. A principal diferença é que os homens perdem colágeno de forma constante e lenta, enquanto as mulheres perdem a proteína depois da menopausa. Por isso, ambos os sexos necessitam repor as perdas para manter a beleza e vitalidade.

Verdades

Auxilia no fortalecimento de unhas e cabelos

O aumento dos níveis de colágeno no organismo tem relação direta com as unhas e cabelos, que ficam mais resistentes, saudáveis e fortes. Ao combinar com uma alimentação adequada, ele pode estimular o crescimento dos fios.

Combate a celulites

O colágeno é um bom aliado contra as celulites, pois na quantidade adequada auxilia a pele a ficar mais elástica e firme. O consumo da substância deve ser periódico e os primeiros efeitos surgem com algumas semanas de uso. Após esse momento, é possível sentir uma boa melhora da pele em termos de textura e flacidez.

Ajuda na dieta

O colágeno é uma substância que não contém carboidrato e nem gordura, o que é uma boa informação para quem deseja perder peso. Logo, se você segue uma dieta de baixas calorias, deve investir nessa proteína para melhorar a saúde e auxiliar no emagrecimento.

Ademais, o pó de colágeno hidrolisado pode ser diluído em sucos ou na água, melhorando a sensação de saciedade.

Se você tinha dúvidas se colágeno é bom, saiba que essa proteína auxilia no emagrecimento, deixa as unhas e cabelos mais fortes, garante uma pele bonita, além de prevenir estrias e celulites. Por isso, não deixe de começar a tomar essa substância para que você possa comprovar os resultados.

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais? Então entenda os benefícios de manipular colágeno!