O cabelo é, sem sombra de dúvidas, uma das partes mais importantes do rosto. Fios bem cuidados e hidratados podem te deixar ainda mais bonita e com a autoestima nas alturas. Entretanto, conquistar isso não é tão simples quanto parece, não é verdade?

Na realidade, muitas mulheres sofrem com o cenário oposto: o desgaste capilar e a queda dos fios, sintomas que merecem um cuidado especial. Para saber como prevenir queda de cabelo e cuidar dele, não deixe de ler as dicas que preparamos para você.

Não durma com os fios molhados

Dormir com os cabelos molhados é um hábito comum entre muitas mulheres, mas não faz nada bem para os fios. Eles demoram mais para secar e a raiz fica danificada, sofrendo e ficando mais suscetível à queda. E a dica não vale apenas para a hora de dormir. Enquanto os cabelos estão secando evite prendê-los, pois isso também pode desgastar a raiz.

Nutra o cabelo com vitaminas e minerais

O desenvolvimento da tecnologia também pode ajudar muito. Já existem vários medicamentos manipulados que atuam combatendo a queda de cabelo e enfraquecimento dos fios, ou seja, ajudando você a lidar melhor com essa situação e a fortalecer a cabeleira. Além disso, esses medicamentos podem aumentar o brilho e acelerar o crescimento dos fios, pois deixam-nos mais fortes e resistentes.

Prepare o cabelo para receber química

A química pode danificar os fios e fazer com que eles caiam com mais facilidade. Para reduzir essa possibilidade, você deve preparar o fio sempre que precisar utilizar algum tipo de química. Explore o uso de shampoos, selantes, aminoácidos e o que mais ajudar nesse momento. Assim eles atuam na reconstrução dos fios, você não sente tanto o dano e, de quebra, previne a queda de cabelo.

Evite secador e prancha

O uso do secador e da chapinha se popularizou muito nos últimos anos, mas é bom tomar cuidado para não errar a mão e usar demais. Esses instrumentos podem danificar a raiz e o comprimento do cabelo. Por isso, se você não vê uma necessidade muito real, é bom evitar. É claro que isso não significa que você não deva usar nenhum deles, é só tomar cuidado para não usar demais. Além disso, é sempre bom utilizar um protetor térmico antes de fazer uso desses aparelhos!

Use água morna para lavar os cabelos

Se você é adepta dos banhos com água quente, saiba que esse é outro ponto ao qual você deve ficar atenta. O ideal para cuidar dos fios, manter o brilho e não sofrer com a queda é, no máximo, a água morna. Invista nesse cuidado e colha os benefícios que ele traz.

Tenha uma alimentação equilibrada

A alimentação é outro ponto importante e que pode ajudar muito nos cuidados aos fios. Coma muitas frutas, verduras e alimentos ricos em vitaminas e minerais, eles vão ajudar a fortalecer os fios e evitar a queda. Além disso, a falta desses nutrientes exerce influência direta no aspecto e na saúde do seu cabelo. Uma alimentação saudável é fundamental para prevenir queda de cabelo.

Exercite-se

Você certamente está pensando como os exercícios podem se relacionar com os cabelos, certo? Na verdade, a queda de cabelo pode estar relacionada ao estresse, que favorece muito a “soltura” dos fios. Uma maneira interessante para parar de sofrer com isso é relaxando e desenvolvendo atividades que dão prazer. A prática de atividades físicas pode ajudar bastante, já que libera no organismo a sensação de bem-estar e ajuda a controlar o estresse.

Conhecendo essas dicas de como prevenir queda de cabelo, fica bem mais fácil cuidar dos fios e colher as vantagens, não é?

Se você ficou com alguma dúvida ou gostaria de sugerir algum outro cuidado que funcionou para você, não perca a oportunidade de comentar no espaço abaixo. Assim ajudamos outras mulheres a cuidarem de si mesmas!