7 cuidados com a pele para se manter sempre bonita

Cuidar da beleza da pele para mantê-la sempre bonita deve ser um hábito diário e em todas as estações do ano, redobrando os cuidados no verão. Às vezes, a tarefa parece ser minuciosa demais e requerer muito tempo, mas ao incorporar os cuidados com a pele do corpo e do rosto à sua rotina, tudo fica mais simples e os benefícios são perceptíveis em curto prazo.

Para acertar nos cuidados, você precisa saber qual é o seu tipo de pele e suas características, para então escolher as fórmulas desenvolvidas especialmente para ela.

Já a par dessas informações, siga o passo a passo dos 7 cuidados listamos para você.

1. Limpeza e esfoliação da pele

Faça uma limpeza básica e diária usando um sabonete específico para o seu tipo de pele e depois complemente com um tônico facial para fechar os poros. Repita esse procedimento também para retirar a maquiagem.

Uma vez por semana, esfolie a pele com movimentos delicados e circulares de 3 a 5 minutos para remover as impurezas mais profundas e as células mortas. A esfoliação garante uma renovação celular e uma uniformização da textura e do tom da pele em um período de médio a longo prazo.

2. Hidratação é essencial

A hidratação também deve ser específica para o seu tipo de pele, por meio de cremes e loções que contenham ativos antioxidantes, vitamina C e retinol que estima a produção de colágeno. Uma ótima opção para hidratar a pele sem altos custos são as fórmulas manipuladas. Solicite ao seu dermatologista uma receita especial para sua pele e procure uma farmácia de manipulação, ou verifique no próprio estabelecimento as receitas e produtos de pronta entrega.

3. Cuidados com a pele oleosa

Principalmente no verão, limpe a pele oleosa com produtos que ofereçam o benefício de controlar a oleosidade e a hidratem com fórmulas oil free ou toque seco. Consulte também as fórmulas manipuladas que oferecem os mesmos benefícios e eficiência.

Não higienize a pele mais de três vezes ao dia para não aumentar a produção de sebo. Para facilitar, tenha sempre em mãos lenços umedecidos para retirar o excesso de oleosidade durante o dia.

4. Consuma muita água

Você sabia que a derme é constituída por 70% de água e a epiderme por 15%? Portanto, além do uso de cosméticos, beba em média dois litros diários de água para manter a hidratação, o viço e a elasticidade da pele, e também combater a formação de rugas precoces.

5. Boa alimentação e exercícios

Os alimentos ricos em antioxidantes e ácidos graxos são essenciais para a saúde da pele, portanto faça uma dieta enriquecida com amoras, morangos, óleo de semente de linhaça, cereais, nozes, castanhas, alcachofras, amêndoas, grãos, atum e peru. Evite os alimentos gordurosos, como frituras, pois além de serem altamente calóricos, incidem na oleosidade e no aparecimento de espinhas.

Além disso, praticar atividades físicas estimula a circulação e faz com que sua pele fique mais saudável e corada. Então se exercite com frequência.

6. Proteja-se da radiação solar

 O uso do protetor solar é essencial para evitar pintas, manchas, queimaduras, câncer e outras doenças de pele, além de ser o melhor tratamento anti-idade.

Opte pelas fórmulas em cremes mais espessos, pois são mais resistentes à água e ao suor, e com FPS entre 30 e 40 para usar diariamente e acima de 50 quando se expor por mais tempo. Reaplique o produto sempre que necessário.

Respeite os horários considerados menos críticos para exposição ao sol, antes das 10h e após as 16h, quando a concentração de radiação solar é menor.

7. Atenção com manchas e pintas

Como vimos acima, prevenir é melhor que remediar. Porém, se surgirem pintas e manchas na pele, procure um dermatologista para examinar e recomendar um tratamento adequado. Se não houver nenhum aspecto maligno, o tratamento de pintas e manchas — como a melasma — pode ser feito por meio de cremes clareadores, peeling e sessões de laser ou luz pulsada.

Mantendo todos esses cuidados com a pele diariamente, você garantirá uma aparência mais jovem e saudável por várias estações.

Quer saber mais sobre cuidados com alimentação, corpo, estética, saúde e suplementação? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as dicas e novidades.

banner entrar contato whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *