As unhas são formadas por queratina e quando não apresentam um bom aspecto pode significar que falta algum tipo de nutriente no organismo. Se elas estão quebradiças, por exemplo, você pode estar com anemia. No entanto, isso pode ser resolvido com o consumo de suplementos para unhas.

Esses produtos possuem ação antioxidante, suprindo a demanda nutricional e tratando todos os danos. De quebra, diminuem os efeitos do envelhecimento e hidratam a pele. 

E a suas unhas, estão precisando de atenção especial? Confira agora 6 opções de suplementação!

Principais suplementos para unhas

A carência de substâncias como vitaminas, zinco e ferro são determinantes para o enfraquecimento das unhas, e você pode obtê-los por meio dos suplementos. Esses produtos são encontrados em diferentes formulações e tipos como comprimidos, cápsulas e sachês. 

Conheça algumas opções:

1. Biotina e outras vitaminas do complexo B

Suplementos com biotina (vitamina B7) favorecem a saúde e crescimentos de unhas e cabelos. Trata-se de uma vitamina hidrossolúvel relacionada à produção de queratina (nutriente que ajuda a fortalecer as unhas). Essas substâncias também auxiliam o metabolismo de carboidratos, de proteínas e de gorduras, ou seja, ajuda seu corpo a absorver os nutrientes. Isso também melhora a saúde das unhas, da pele e dos cabelos.

2. Silício Orgânico 

Fortalece a unha e estimula o crescimento, prevenindo danos causados pelo seu enfraquecimento e envelhecimento. A estrutura da unha é formada sobretudo por queratina, a qual se liga ao silício, conferindo dureza e estabilidade das unhas.

3. Ferro

O ferro é um nutriente essencial para o bom funcionamento de antioxidantes que ativam as vitaminas do complexo B a agirem sobre cabelos e unhas. Sua deficiência pode fazer com que as unhas tenham uma aparência opaca, fiquem quebradiças e com aspecto rachado.

Os suplementos que apresentam ferro em sua composição devem estar associados a outras substâncias, como o selênio e vitaminas do complexo B.

4. Zinco

Falta de zinco deixa as unhas fracas, fazendo-as cair com facilidade e dificultando seu crescimento. Outro antioxidante da nossa lista, a substância é fundamental para diferentes atividades do organismo, entre elas a cicatrização.

5. Vitamina A

A vitamina A (ácido retinoico) é encontrada naturalmente no interior das células, desempenhando funções ligadas ao ciclo celular. Também está relacionada ao desenvolvimento de unhas, cabelos, ossos, tecido epitelial e conservação do esmalte dentário. Geralmente, os suplementos de vitamina A também apresentam o cálcio em sua composição.

6. Vitamina D

É responsável por estimular o sangue a absorver o cálcio do intestino. Caso haja deficiência dessa vitamina, o organismo busca em outros tecidos, como nas unhas e no ossos. Logo, se você carece do nutriente, suas unhas ficarão quebradiças.

Há duas fontes primárias de vitamina D: a exposição segura ao sol e a alimentação. Mas em alguns casos isso não é suficiente, sendo necessário incluir a suplementação.

Apesar dos suplementos para unhas não exigirem receita médica é importante consumi-los somente com supervisão profissional, seja um médico ou nutricionista. Então se suas unhas estão enfraquecidas, agende uma consulta e resolva o problema o quanto antes! Assine nossa newsletter e acompanhe todas as nossas publicações!