O Aloe Vera, também conhecido como babosa, é uma planta medicinal facilmente cultivada e encontrada em todas as regiões do Brasil. Os benefícios do Aloe Vera são conhecidos pelas propriedades de crescimento capilar e rejuvenescimento da pele. Ele apresenta polissacarídeos e enzimas com propriedades fungicidas, antivirais e bactericidas que concedem os seus efeitos curativos.

Além de ser famosa pelo tratamento de feridas e queimaduras, a planta pode ser utilizada no cabelo, fortalecendo e hidratando os fios enfraquecidos.

Neste post, vamos falar sobre os 5 principais benefícios do Aloe Vera para deixar a sua pele e cabelo mais bonitos. Confira!

1. Melhora queimaduras

O uso do Aloe Vera é muito eficaz no tratamento de queimaduras solares de primeiro grau. Ele estimula a produção de células responsáveis pela cicatrização do corpo, aliviando a vermelhidão e a ardência causadas por longos períodos de exposição ao sol.

Assim, o ideal é extrair todo o gel de dentro da folha e umedecer uma toalha limpa com a substância retirada. Depois, basta passar na queimadura 3 vezes ao dia.

2. Cicatriza espinhas

Por ter propriedades antibióticas, anti-inflamatórias, antibacterianas e antissépticas, a babosa é uma ótima opção para o tratamento da pele com acne. O suco de Aloe Vera ou o uso diário do gel diretamente sobre a inflamação podem ajudar a matar bactérias causadoras da acne.

Além disso, ela regula o pH da pele e limpa os poros, eliminando células mortas e o sebo acumulado.

3. Auxilia no rejuvenescimento

O Aloe Vera contém várias substâncias antioxidantes que são capazes de eliminar boa parte dos radicais livres que acometem a pele. Esses radicais são responsáveis pelo envelhecimento do tecido, enrugando-o e ressecando-o.

Ao contrário de outros produtos, a babosa pode atingir as camadas mais profundas da pele, evitando, assim, as rugas. Outra propriedade é que ela estimula a produção de colágeno e elastina, mantendo a pele saudável por mais tempo.

4. Promove o crescimento do cabelo

Os benefícios do Aloe Vera para os cabelos são muitos. Essa planta contém inúmeras vitaminas, aminoácidos e agentes naturais que fortalecem e hidratam os fios. Ademais, ela também estimula o crescimento do cabelo e evita a sua quebra.

A polpa melhora o fluxo e a circulação sanguínea da área em que é aplicada. Por isso, ao colocar sobre o couro cabelo, a circulação é potencializada, melhorando a capacidade de crescimento dos fios.

5. Ajuda a eliminar caspa

A babosa apresenta propriedades analgésicas, que minimizam a coceira que a caspa pode causar. Ela limpa o couro cabelo profundamente, eliminando todos os resíduos que são acumulados nos poros, além de equilibrar o pH.

Por isso, use 3 colheres de sopa do gel de Aloe Vera com um shampoo da sua preferência. Lave o cabelo, e em seguida aplique a babosa no couro cabeludo, massageie e deixe agir por 30 minutos. Retire o produto com água.

Se você não conhecia os benefícios do Aloe Vera, saiba que essa planta é um excelente antibiótico e bactericida. Diversos produtos são feitos a partir dela, como shampoo, condicionador, cremes hidratantes, máscara capilar, sabonetes, entre outros. Por isso, não deixe de usar esses cosméticos, pois eles poderão trazer brilho e maciez para a sua pele e cabelos.

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais? Então confira 4 dicas para criar o hábito de cuidar da pele!