A vitamina D3, também chamada de calciferol, é um nutriente essencial para a nossa saúde, apesar de darmos a ela pouca importância na maioria das vezes. Por ser solúvel em gordura, ela pode ficar armazenada nas nossas células adiposas.

A vitamina D3 é um dos tipos de vitamina D e só é produzida pelo nosso corpo quando estamos expostos aos raios UVB. Como o sol está se tornando um grande vilão do nosso século, as pessoas estão evitando ao máximo ficar expostas a ele e assim, a deficiência de calciferol torna-se cada vez mais comum.

Isso pode se tornar um grande problema, já que diversas funções do corpo, para serem realizadas, precisam desse nutriente. Quer bons motivos para consumir vitamina D3? Então continue com a leitura!

1. Auxilia na prevenção do Mal de Alzheimer

O Mal de Alzheimer é um problema de saúde que não tem cura e apresenta sinais como perda de algumas funções cognitivas (memória, atenção, linguagem, senso de orientação). Portanto, investir na sua prevenção é essencial para ter uma boa qualidade de vida no futuro.

Uma característica em comum dos portadores é a baixa taxa de vitamina D no organismo. Os estudos já conseguem comprovar uma relação direta entre o nutriente e a doença e, por consequência, a vitamina D3 também está envolvida.

2. Ajuda na prevenção da artrite reumatoide

Outra doença que está diretamente relacionada à deficiência de vitamina D é a artrite reumatoide. Um estudo que foi publicado no jornal científico Journal of Autoimmunity, mostrou que a vitamina possui propriedades anti-inflamatórias.

Por conta da pesquisa, os responsáveis conseguiram constatar que uma elevação das taxas da vitamina pode ajudar na prevenção. Não se obteve uma resposta em pessoas já portadoras da patologia.

3. Aumenta a imunidade

O nosso sistema imunológico é o responsável por nos proteger de agentes invasores causadores de doenças. Ele possui diversas células de defesa, também conhecidas por células brancas (macrófagos, eosinófilos e outros) que combatem vírus, bactérias e outros micro-organismos danosos.

A vitamina D3 é um poderoso estimulante do sistema imune, fazendo o corpo aumentar a produção das células de defesa. Prova disso é que crianças com boas taxas desse nutriente não costumam ficar doentes.

4. Melhora a saúde da pele

A vitamina D é capaz de melhorar diversos aspectos da nossa pele: controla fatores de crescimento, estimulando a produção de colágeno no tecido, melhora a textura, renova a camada mais externa da pele e acelera a recuperação em caso de cortes.

Também ajuda na melhora de outros problemas próprios do tecido cutâneo, como psoríase e vitiligo. A vitamina D aumenta a produção de certos hormônios que deixam a pele mais bonita.

Existem diversos alimentos ricos em vitamina D3, como o ovo, a sardinha, as ostras, o bife de fígado, o atum e o óleo de fígado de bacalhau. Mas de nada adianta ter uma alimentação rica em vitamina D3 se você não se expõe aos raios solares.

Faça isso de forma moderada, antes das 10 da manhã, de preferência. Nos meses de inverno, quando há pouca luz natural, a melhor opção é usar suplementos de vitamina D3 para manter o organismo em pleno funcionamento. Eles podem ser facilmente encontrados em boas farmácias de manipulação.

Quer saber onde encontrar suplementos de qualidade? Entre em contato conosco!