A constante exposição aos agentes agressivos como poluição, raios ultravioleta e ambientes com ar condicionado fazem com que a pele perca seu tônus e elasticidade. Isto pode favorecer o aparecimento de manchas e rugas que causam o envelhecimento. Assim, é muito importante criar o hábito de cuidar da pele, utilizando-se de recursos de hidratação, limpeza, uso de protetor solar etc.

Uma pele bem cuidada suporta melhor as mudanças do clima, como o sol e o frio, que causam ressecamento, e com o tempo, sensibilidade e descamação. Cuidar da epiderme não exige muito tempo. Basta alguns minutos do seu dia para deixá-la mais bonita e hidratada.

Neste post, listamos dicas úteis para que você crie o hábito de dar a devida importância à pele. Confira!

1. Use protetor solar constantemente

O uso diário do protetor solar é um dos hábitos mais importantes para conseguir uma pele preservada e bonita por mais tempo. A radiação solar excessiva leva à diminuição da produção de colágeno, causando o aparecimento de rugas e manchas na pele.

Dessa forma, o protetor solar é essencial para prevenir vermelhidão, câncer de pele e queimaduras. Mesmo que você não se exponha ao sol, é preciso aplicar o produto nos locais descobertos do corpo. O indicado é usar um com FPS 30 ou superior.

2. Limpe bem o rosto

Fazer uma boa limpeza do rosto elimina impurezas e deixa a pele mais saudável. Além disso, a remoção da maquiagem antes de dormir é importante para evitar a oleosidade e para que os poros “respirem”.

Por isso, lave o rosto com água morna e um sabonete adequado para o seu tipo de pele. Para as mistas e oleosas, o ideal é escolher um produto à base de adstringentes. Para as normais e secas, escolha um sabonete líquido, com pH neutro. Após essa etapa, aplique uma loção demaquilante que retire a maquiagem e as impurezas.

3. Hidrate bem a pele

A hidratação é um requisito fundamental para a saúde epidérmica. Quando bem hidratada, a pele apresenta uma textura melhor, com mais maciez e luminosidade. Desidratada, ela faz com que o corpo fique propenso às agressões externas, como poluição, frio e vento. Por isso, a hidratação é essencial para manter a função de barreira de proteção.

Assim, escolha hidratantes que sejam apropriados para o seu tipo de pele e não se esqueça de beber muita água ao longo do dia. O ideal é utilizar esse produto logo após o banho, nos locais que apresentam maiores sinais de ressecamento.

4. Não tome banho quente

O banho com água muito quente é prejudicial, pois pode fazer com que a camada hidrolipídica da pele seja removida, causando oleosidade e ressecamento temporário. Isso ocorre porque o corpo produz mais sebo do que o necessário.

Além disso, água quente dilata os poros da pele e quem tem propensão à urticária deve ficar atento, já que a temperatura alta resulta em coceiras.

Inserir essas prática na sua rotina é fundamental para manter a pele sempre em boas condições. Assim, comece com pequenas mudanças no cotidiano. Rapidamente, você consegue transmitir um aspecto mais jovem e saudável!

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe nas redes sociais para que suas amigas também saibam mais sobre o hábito de cuidar da pele!